Itália é reverenciada em evento no Paço Municipal

Publicada em 06/06/2013 às 18:08

O prefeito Pedro Bigardi destacou a importância dos italianos para a cidade

O prefeito Pedro Bigardi destacou a importância dos italianos para a cidade

A frase “Temos um pedacinho da Itália em Jundiaí” já foi dita, um incalculável número de vezes, por tantas e tantas pessoas, do mais simples dos cidadãos à mais elevada autoridade da cidade.

Na manhã desta quinta-feira (6), em vez de palavras, esse país que tanto tem a ver com a formação cultural e com o desenvolvimento da cidade foi reverenciado de forma diferente: com música. Com a apresentação, no saguão do Paço, a Banda São João Batista, sob a batuta do maestro Jassen Feliciano, marcou a passagem do Dia do Cidadão Ítalo-Jundiaiense e da Proclamação da República Italiana.

 

Mais
Professores participam de capacitação
Oficina de Mangá começa no sábado (8) na Biblioteca Municipal

A Banda São João Batista se encarregou de dar um tom emotivo à comemoração

A Banda São João Batista se encarregou de dar um tom emotivo à comemoração

A comemoração deste ano, organizada pela titular da Coordenadoria da Mulher, Mônica Barranqueiros, teve como convidados de honra o presidente do Circolo Italiano di Jundiaí, José Luiz Scarano, e do representante do vice-consulado da Itália para Jundiaí, Aquiles Murari.

Eles foram recepcionados pelo prefeito Pedro Bigardi e por diversos secretários municipais, além do presidente da Câmara, Gerson Sartori, que prestigiaram o momento solene. “Nos emociona ouvir os hinos da Itália e do Brasil, pois nossas histórias se confundem, o brasileiro, especialmente o jundiaiense, tem muito a ver com os italianos”, disse o prefeito.

Mensagem
O representante do vice-consulado da Itália trouxe uma mensagem do vice-cônsul, Antonio Cordone. Segundo ele, Jundiaí é uma parte dessa presença italiana no Brasil. Já o presidente do Circolo destacou o importante papel dos imigrantes italianos na formação do bairro da Colônia. “Eles ajudaram a cidade a se tornar o que é hoje”, disse Scarano.

História
O desenvolvimento de Jundiaí está intimamente ligado à imigração italiana. Em outubro de 1887, o presidente da Província de São Paulo, Antonio de Queiroz Telles, o Conde de Parnaíba, criou o Núcleo Colonial Barão de Jundiaí, onde hoje é o bairro da Colônia.

Naquela época, os italianos chegavam, em sua maioria, apenas com a roupa do corpo. No entanto, apesar das dificuldades, eles conseguiram, por meio de muito trabalho, vencer e edificar uma das maiores e mais importantes colônias do Brasil.

Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/06/italia-e-reverenciada-em-evento-no-paco/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original