Prefeitura amplia mutirão de cirurgias eletivas

Publicada em 07/06/2013 às 14:44

O secretário de Saúde, Cláudio Miranda, anunciou nesta sexta-feira (7) uma nova etapa do mutirão de cirurgias eletivas testado aos sábados entre os dias 4 de maio e 1º de junho. “Vamos agora realizar esse tipo de intervenção em cirurgias nos dias úteis, ao final do expediente. Isso vai nos permitir acabar com essa fila dos últimos anos em pouco tempo”, explica.

Mais
Vacinação contra paralisia começa no sábado (8)

Cláudio Miranda: “Acabar com a fila dos últimos anos em pouco tempo”

Cláudio Miranda: “Acabar com a fila dos últimos anos em pouco tempo”

A nova etapa do mutirão de cirurgias eletivas vai começar neste sábado (8), no centro cirúrgico do HU (Hospital Universitário), com capacidade para 10 procedimentos por semana.

E também de segunda-feira a sexta-feira, com início em meados na próxima semana, com três procedimentos por dia – sempre nos finais de expediente. A meta é chegar a 100 procedimentos mensais deste tipo.

As cirurgias eletivas são aquelas em que a urgência é menor do que em casos de acidentes, por exemplo – que ocupam em tempo integral o centro cirúrgico do Hospital São Vicente de Paulo. Envolvem casos como varizes, hemorróidas e hérnias inguinais e a estimativa é de que existam 1,5 mil pessoas na fila de espera acumuladas nos últimos 4 anos.

O primeiro teste foi realizado no centro cirúrgico do Hospital Universitário, da Faculdade de Medicina de Jundiaí, durante os sábados (dia em que o centro cirúrgico está menos ocupado pelos partos realizados ali). Com dez cirurgias em cada data, o teste chegou a 50 procedimentos.

“Esse modelo foi testado com um valor fixo para cada cirurgia, que envolve toda a equipe e estrutura necessárias. Como foi bem sucedido, estamos ampliando essa parceria com outros profissionais para que possamos duplicar a capacidade mensal do mutirão”, explica o secretário.

Contato
O gerenciamento da fila também envolve trabalho. Os contatos com os pacientes são feitos para verificar se ele já resolveu o problema (muitas vezes com recursos próprios) e também para agendar uma nova série de exames preparatórios (no caso de terem sido realizados há muito tempo). Esse esforço é realizado pelo NIS (Núcleo Integrado de Saúde), que coordena a rede ambulatorial da saúde.

A expectativa da Secretaria de Saúde nessa parceria com a Faculdade de Medicina é que a nova série de procedimentos tenha um grande impacto sobre essa fila de espera ainda neste ano.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/07/prefeitura-amplia-mutirao-de-cirurgias-eletivas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original