Água é o fio condutor da vida em exposição

Publicada em 11/06/2013 às 17:07

Uma instigante viagem a um mundo quase invisível de água, que envolve a todos e que pode ser decisivo para o futuro, é a grande atração para estudantes que acontece sob a lona do circo no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva) até o próximo dia 28 (sexta-feira). Trata-se de “Água, Nascente Criativa”, um espetáculo que reúne reproduções de bons pintores populares e uma festa sobre o palco com muita interação dos atores com a criançada.

Mais
Espetáculo mostra versão colorida de Maiakóvski
Polytheama tem teatro na terça-feira (11)
2º Sarau do Barracão Cultural Idalina tem ampla participação da população

Gisela Arantes, idealizadora do projeto

Gisela Arantes, idealizadora do projeto

“Trabalhamos com referências como os documentos das Nações Unidas sobre esse assunto e, claro, com a Carta da Terra”, explica a diretora e idealizadora do projeto Gisela Arantes, da produtora Umiharu.

Uma mistura de escritora, artista plástica e ativista, ela coloca cinco atores em cena e apresenta talentos como as xilogravuras de J. Borges, artista que ilustra o “monstro do sertão” como a seca que desaparece com a água. As músicas, vídeos e brincadeiras usadas no palco também foram pesquisadas por ela.

“Estamos com escolas agendadas até o último dia, mas sempre é possível acolher alguma visitante. Para grupos maiores, é preciso conversar com a produção mas também pode ser feito”, explica.

Espetáculo fica em cartaz até o dia 28 de junho

Espetáculo fica em cartaz até o dia 28 de junho

Agenda
De segunda a sexta-feira, os espetáculos acontecem às 9h e às 13h30. Nesta segunda (10), a programação abriu com estudantes das escolas municipais Janeth Ferreira Prado, da Vila Nambi, e Judith Almeida Curado Arruda, da Cidade Nova 1.

No local, infláveis de peixes ou águas vivas fazem o público imaginar que está embaixo da água. Pouco adiante, no meio do caminho, uma frase da Carta da Terra faz todos lembrarem que no meio de “uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum”. E haja histórias e lugares para lembrar a todos dessa variedade.

“A água é um dos fatores da vida. Lembrar disso é uma das mais importantes mensagens sobre o meio ambiente”, ressalta a diretora. As escolas estão agendadas pela Secretaria de Educação, mas outros grupos interessados podem fazer contato com a produção em (11) 7717-4475 ou 97611-1069.

O evento tem realização da Art Unlimited e patrocínio da Coca-Cola Femsa e do Programa de Apoio Cultural (Proac), da Secretaria Estadual de Cultura. Além da visita, as escolas levam cartilhas para alunos e professores com um farto conteúdo sobre ecossistemas aquáticos, combate à poluição, criatividade de uso das águas e formas de sua proteção.

O evento integra o Mês do Meio Ambiente, promovido pela prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, aberto no dia 21 de maio em Jundiaí com palestra do escritor Leonardo Boff.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/11/agua-e-o-fio-condutor-da-vida-em-exposicao-interativa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original