Encontro reúne produtores rurais de Jundiaí nesta sexta
Publicada em 14/06/2013 às 18:47Com o objetivo de incentivar novos empreendimentos de turismo rural na cidade, a Prefeitura de Jundiaí promoveu nesta sexta-feira (14) o Encontro Municipal de Turismo Rural. O evento reuniu autoridades, especialistas do setor e produtores rurais interessados em transformar a propriedade em um ponto turístico.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, destacou a importância de os produtores rurais agregarem valor à produção e enfatizou que o turismo é uma alternativa de renda complementar. “Em muitos casos, nem é preciso grandes investimentos. Muita gente não sabe o potencial que tem.”
A diretora de Turismo, Marcela Moro, lembrou que Jundiaí tem mais de mil produtores rurais cadastrados, mas apenas 40 propriedades oferecem o turismo rural. “O potencial é imenso. Estamos trabalhando para ampliar o número de empreendimentos”, destacou. “Nossa intenção é que Jundiaí se torne referência nesse setor no Estado e até no País”, completou Brunholi.
Mas até quando a cidade de Jundiaí e toda a região poderão oferecer esse tipo de turismo? Essa foi a questão levantada pelo agricultor Ocimar Polli, de Itupeva, que também é presidente da Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas. “Nossa região é privilegiada. Estamos muito próximos da capital, de onde vem a maioria dos turistas. Temos de aproveitar esse potencial, esse momento, porque o progresso está avançando”, alertou.
Sucesso
Mesmo com a preocupação, Ocimar é um caso de sucesso no turismo rural. Ele falou para uma plateia cheia, no auditório do Instituto Agronômico, sobre a experiência. Contou que está conseguindo resistir à pressão urbana e mantém a propriedade, o Sítio Sassafras, de 10 hectares, no centro de Itupeva.
Ocimar explora o turismo rural há apenas 5 anos, mas a renda já é suficiente para sustentar a propriedade. Ele oferece, nos fins de semana, café da manhã e colheita de frutas no sistema “colhe e pague”. “A gente produz mais de 15 variedades de frutas, com destaque para a laranja champanhe, uva, atemoia e pêssego. Os turistas vêm, tomam o café da manhã que tem mais de 60 itens, depois fazem um passeio pelo sítio e podem colher as frutas, pagando o que forem levar”, explicou. Atualmente, Ocimar recebe em média 500 turistas por fim de semana, a maioria vindos da capital.
O agricultor Vagner Marquezin também participou do encontro e trocou experiências com os colegas. Produtor de frutas, ele iniciou há 10 anos a atividade de turismo rural em sua propriedade, de 15 hectares, no Bairro da Toca, em Jundiaí. “A gente oferece visitas monitoradas e venda direta de frutas, mas só para grupos fechados. Mas já estamos finalizando o projeto e vamos começar a oferecer almoço”, disse. Segundo ele, a renda com o turismo é complementar e equivale hoje a 5% do faturamento do sítio.
Apoio
No fim do evento, os agricultores interessados em iniciar a atividade de turismo rural preencheram um cadastro. Segundo o secretário Marcos Brunholi, o próximo passo é auxiliar os produtores na empreitada. “Vamos visitar as propriedades para conhecer o potencial de cada uma e orientar o produtor a se adequar para atender aos turistas.”
Por Niza Souza
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
08/01/2025
Consórcio do Circuito das Frutas elege nova presidência para 2025 e marca presença na 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos
-
22/05/2024
Prefeitura de Jundiaí em destaque na Brasil Log 2024
-
28/01/2024
Tradição e inovação marcam a gastronomia da Festa da Uva
-
27/01/2024
Música, atividades lúdicas e brincadeiras agitam a criançada na Festa da Uva
Baixe as fotos desta notícia na resolução original