Prefeitura promove Conferência da Igualdade Racial

Publicada em 20/06/2013 às 09:45

Já estão abertas as inscrições para a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada nos dias 28 e 29 de junho, no auditório Elis Regina, no Complexo Argos. O regimento interno e a ficha de inscrição estão disponíveis no site. O tema da Conferência é “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por uma Jundiaí afirmativa”.

Mais
Participe, faça sua inscrição
Mutirão revitaliza rede de iluminação no São Camilo

Prefeito faz reunião com Coordenadoria do Idoso

Vanderlei: “Conferência é a forma mais democrática de ouvir a população”

Vanderlei: “Conferência é a forma mais democrática de ouvir a população”

O coordenador da Igualdade Racial, Vanderlei Victorino, comemora a ação. “Pela primeira vez – em dez anos de Ministério da Igualdade Racial – estamos discutindo na cidade como a promoção da igualdade racial pode contribuir para o desenvolvimento social e econômico”, diz, lembrando que a conferência é a forma mais democrática de ouvir a população, sobre qualquer tema.

Será a partir dessa discussão que a Coordenadoria vai construir o Plano Municipal de Igualdade Racial, que vai nortear as políticas municipais com relação ao tema. A abertura oficial da Conferência será no dia 28, sexta-feira, às 18h30. As atividades estão programadas para o dia 29, sábado, a partir das 8h. Às 9h, será realizada a palestra “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”, tema da Conferência Nacional, marcada para novembro. Em seguida, está prevista a leitura e aprovação do regimento interno.

Os grupos de trabalho serão divididos em cinco eixos: estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; políticas de igualdade racial no Brasil, avanços e desafios; arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de promoção da igualdade racial; participação política e controle social; e criação de um Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

“Vale destacar que a conferência municipal não vai nomear delegados para a conferência estadual, que será em agosto”, enfatiza Vanderlei. Os delegados devem ser escolhidos na Conferência Regional, marcada para o dia 27 de julho.

Por Niza Souza
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/20/prefeitura-promove-conferencia-da-igualdade-racial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original