Guarda Municipal recebe comitiva da Policia Militar Ambiental

Publicada em 27/06/2013 às 19:11

Na manhã da quarta-feira (26), o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, recebeu os capitães Davi S. Silva, Diniz e Alexander, representantes do comando de policiamento ambiental da capital paulista.

O objetivo da visita é colher informações sobre o Projeto de Monitoramento da Serra do Japi, atualmente em fase de implantação e teste. Além disso, os representantes puderam se inteirar sobre monitoramento de grandes áreas florestais, para um projeto futuro de fiscalização da Serra do Mar, abrangendo todos os municípios litorâneo do estado de São Paulo.

Comandante Ferraz e representantes da PM Ambiental

Comandante Ferraz e representantes da PM Ambiental


Os visitantes tomaram conhecimento sobre a câmera de alta potência, modelo digital, que está em fase de teste e foi instalada na torre de transmissão da Guarda Municipal, na área do Mirante, um dos pontos mais altos existente na Serra do Japi, com cerca de 1 mil metros de altitude.

Com o recurso do monitoramento já foram identificados focos de incêndio em estágio inicial no entorno da Serra, o que propiciou o envio da equipe da Divisão Florestal da GM , em curto espaço de tempo, evitando a destruição da vegetação. Além de monitorar dois balões sobre a Serra, em tempo real, o que permitiu direcionar as patrulhas seguindo o artefato por terra, até que não mais representasse perigo de incêndio.

Por fim, foi apresentado ao grupo os detalhes do projeto, como descritivo dos equipamentos necessários, entre câmeras, torres, sistema de rádio, antenas, no-break, entre outros.

Durante o encontro também foi discutida a possibilidade de se firmar um acordo, ou equivalente, entre a Guarda Municipal de Jundiaí, a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria Ambiental Paulista. Os resultados serão acompanhados como uma espécie de laboratório para a Secretaria Ambiental Paulista e aproveitados na implantação do Projeto de Proteção da Serra do Mar.

O comandante da Guarda Municipal se colocou a disposição no sentido de serem tratativas de formalização de intenção.

Por Darlei Antonio
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/27/guarda-municipal-recebe-comitiva-da-policia-militar-ambiental/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original