Prefeitura encerra curso sobre prevenção ao uso de drogas

Publicada em 28/06/2013 às 18:03

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Coordenadoria de Apoio aos Convênios e Conselhos, encerrou na manhã desta sexta-feira (28) o Curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas. O início deste trabalho ocorreu segunda-feira (24), no auditório do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em Jundiaí.

Mais
Procon cria novo procedimento para reduzir gastos

Integrantes do Denarc ensinaram as técnicas de prevenção

Integrantes do Denarc ensinaram as técnicas de prevenção

Com programa que contou com palestras diárias, ministradas por integrantes da Divisão de Prevenção e Educação, do Denarc (Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico), o evento atraiu a presença de conselheiros dos vários conselhos municipais, profissionais da Saúde, da Educação, representantes da sociedade civil, pais de jovens, policiais civis e militares, guardas municipais, dentre outras.

“Queremos formar pessoas para que nos ajudem a cuidar das pessoas. Nesta semana, por meio do Denarc, formamos muitos agentes multiplicadores das técnicas de prevenção do uso nocivo de drogas. Evidentemente, esses agentes vão preparar outras pessoas para esse trabalho e, assim, sucessivamente”, explicou Eginaldo Marcos Honório, coordenador de Apoio aos Convênios e Conselhos.

Surpresa
E só mesmo quem participa de um programa como este, conhece e aprende a combater o uso das drogas. Praticamente, todos os participantes ficaram surpresos com as exposições dos delegados especializados, com ênfase, por exemplo, nas formas com que os jovens, hoje em dia, realizam o consumo de drogas. “Até absorventes higiênicos femininos são ‘instrumentos’ para o consumo, tanto por homens quanto por mulheres.”

Eginaldo Honório: “Formando pessoas para cuidar de pessoas”

Eginaldo Honório: “Formando pessoas para cuidar de pessoas”

Outro destaque ficou por conta da mudança do objetivo de alguns medicamentos. “O Rivotril, medicamento com venda controlada pelo Ministério da Saúde (tarja preta), tem sido usado como alucinógeno. O Viagra, indicado para disfunções masculinas, também tem servido para a busca do mesmo efeito”, advertiu Eginaldo.

O programa
O conteúdo do programa foi composto por exposições sobre as drogas no cotidiano, seus mecanismos de ação e reação no organismo, os métodos preventivos de abordagens a jovens e adolescentes, transmissão de informações, a nova lei de drogas (11.343/06), os tipos de tratamento e co-dependência, a responsabilidade dos pais para com os filhos, a prevenção ao uso de álcool no ambiente de trabalho e o uso e abuso do álcool na gravidez.

Por Jesus dos Santos
Foto: Cleber de Almeida e Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/28/prefeitura-encerra-curso-sobre-prevencao-ao-uso-nocivo-de-drogas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original