Dengue: Prevenção em Jundiaí tem resultado expressivo

Publicada em 24/06/2013 às 21:47

Jundiaí terminou o primeiro semestre com um resultado expressivo contra a dengue. De acordo com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da Secretaria de Saúde, foram 108 casos autóctones e outros 77 casos importados de outras cidades, sem nenhum óbito.

Mais
Operação Bairro Limpo recolhe 62 toneladas em Ivoturucaia

Programa antitabagismo de Jundiaí abre inscrições

O número é distante, por exemplo, dos 4.232 casos apontados em Barretos, dia 10 de junho. Na Baixada Santista, os casos passaram de 25 mil. Em Sorocaba a soma já chegou perto de 700 casos.

Mutirão contra a Dengue visitou diversas regiões em Jundiaí

Mutirão contra a Dengue visitou diversas regiões em Jundiaí

A doença registrou uma elevação em todo o Estado de São Paulo, com decretação de epidemia em mais de 24 municípios e 16 mortes apenas até o mês de maio.

“A característica de cada município tem os riscos específicos como a circulação de pessoas, os aspectos físicos e climáticos, a temperatura e umidade para a reprodução do vetor que é o mosquito Aedes Aegypti, assim como a parceria entre poder público e população com ambos fazendo sua parte”, afirma o gerente Carlos Ozahata.

Como Jundiaí acertou
O principal ponto destacado pelo setor de Zoonoses é o trabalho de rastreamento epidemiológico. Trata-se de um mapa onde as informações são cruzadas em tempo real, com casos suspeitos, casos confirmados e densidade de larvas do mosquito transmissor atualizados a cada dia.

Campanha realizada pela Secretaria de Saúde deu resultado

Campanha realizada pela Secretaria de Saúde deu resultado

“Neste ano, a Ponte São João teria apenas três notificações, mas chegamos a 20 com esse rastreamento que busca nos locais mais críticos a presença de sintomas em moradores. Esse é o grande mérito do trabalho”, afirmou.

O trabalho é mantido com um treinamento permanente da equipe e um programa permanente de educação que usa até mesmo o teatro para estudantes e a parceria com quatro grandes redes socioassistenciais da cidade.

Todo o trabalho que será iniciado agora pelo setor visa preparar a nova fase da campanha que será intensificada a partir de novembro, mapeando os imóveis críticos de depósitos, de grande circulação de pessoas ou próximos de pontos de casos confirmados. “Já estamos alertas para a chegada de casos de leischmaniose, também transmitida pelo vetor de mosquitos, que pode apresentar mudanças desse tipo também”, diz Ozahata.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/24/dengue-prevencao-em-jundiai-tem-resultado-expressivo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original