Grupo do Ciesp participa de palestra na Serra do Japi

Publicada em 10/06/2013 às 15:29

A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, recebeu sábado (8) o grupo do NJE (Núcleo de Jovens Empreendedores) do Ciesp Jundiaí, na Base Ecológica da Serra do Japi, para uma palestra e caminhada – evento que faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente, promovida pela prefeitura.

Mais
Jovens transformam vielas no Residencial Jundiaí 1

Programação do Meio Ambiente continua nesta segunda (10)

Grupo fez uma caminhada pela Serra do Japi

Grupo fez uma caminhada pela Serra do Japi

Durante o encontro, Daniela anunciou que a administração já trabalha para retomar as visitas monitoradas na Serra do Japi. “Quando o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp nos procurou, entendemos que poderia ser a oportunidade para avaliar este tipo de passeio”, explicou a secretária.

“Este é um embrião de muitas caminhadas e passeios que virão. Estamos estudando, pois tudo terá que ser feito com planejamento para oferecermos segurança não somente para os visitantes para também para toda a biodiversidade da Serra do Japi, animais e plantas”, completou.

Daniela anunciou também que a prefeitura planeja organizar um simpósio, em 2014, para apresentação das pesquisas que são desenvolvidas na Base Ecológica. Isso fará com que o jundiaiense entenda a importância da Serra do Japi para pesquisadores que trabalham, principalmente, com a área médica.

A secretária Daniela da Câmara Sutti recebeu os jovens empreendedores

A secretária Daniela da Câmara Sutti recebeu os jovens empreendedores

O grupo acompanhou uma palestra do biólogo Ronaldo Pereira, responsável pela Base Ecológica, que falou sobre a fisionomia vegetal, linhas de pesquisa desenvolvidas e a riqueza animal daquele ecossistema.

“A Serra tem 47% do território em Jundiaí e 41% em Cabreúva, mas as cidades de Pirapora do Bom Jesus e Cajamar também têm território na serra”, comentou. “Destas cidades, a única que tem reserva biológica é Jundiaí, um espaço estritamente destinado à pesquisa e educação ambiental”, explicou.

Pouco depois, ele saiu para uma caminhada de pouco mais de uma hora, apresentando espécies de plantas e insetos.

Treinamento
Daniela lembrou que no próximo sábado (15), dando continuidade às ações da Brigada de Incêndio da Serra do Japi, será realizado um treinamento de combate a incêndios na sede do 12º GAC. O trabalho é aberto à população e também faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente. Para participar é necessário fazer a inscrição antecipada pelo e-mail pcampos@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone 4589-8432.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/10/grupo-do-ciesp-participa-de-palestra-na-serra-do-japi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original