Plano de Resíduos Sólidos vai ser discutido pela população

Publicada em 24/06/2013 às 22:10

O Mês do Meio Ambiente, organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, foi encerrado neste sábado (22), com o fórum sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Drenagem.

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, destacou que o Plano de Resíduos Sólidos está sendo revisto e, em julho, será submetido à consulta pública. Além disso, uma audiência pública será realizada em agosto para que a população participe da discussão do tema. “O plano terá metas de qualidade para todos os serviços e fixará valores que o município se dispõe a pagar pelos serviços.”

Mais
Dengue: Prevenção em Jundiaí tem resultado expressivo

Operação Bairro Limpo recolhe 62 toneladas em Ivoturucaia
Biblioteca fecha o semestre com mais de 30 mil visitantes

Aguinaldo e Plano de Resíduos Sólidos: tema de audiência pública

Aguinaldo e Plano de Resíduos Sólidos: tema de audiência pública

O novo plano, que passa a vigorar a partir de 2014, vai nortear as ações de acordo com o que a população quer fazer com os resíduos. “A partir daí, não falaremos mais de lixo. Daremos um tratamento digno e adequado ao meio ambiente. Esse material será visto como possibilidade de renda e matéria-prima para diversos processos.”

Já está previsto incentivo à criação de cooperativas, educação ambiental, política de logística reversa (quando todo gerador é responsável por retirar seu produto do meio ambiente), ecopontos para catadores de material reciclável, tratamento de resíduos sólidos, varrição mecanizada e manual, entre outros. “No caso da varrição, por exemplo, o contrato atual não contempla 25% das ruas da cidade. Com o Plano de Resíduos, teremos 100% das ruas atendidas. O trabalho será feito agregando tecnologia.”

Aguinaldo fez um panorama sobre como encontrou a cidade. “Levamos cerca de 90 dias para fazer um Raio X sobre o que ocorria com os resíduos. Após isso, diversas ações de gestão, administração e controle foram realizadas para melhorar a qualidade do serviço.”

O resultado pode ser sentido no número de reclamações por meio do 156. Em janeiro de 2013, foram 2 mil registros relacionados à coleta de resíduos sólidos. Em maio, o número caiu para 600. “Obrigamos a empresa a colocar 15 caminhões novos de coleta nas ruas. Também passamos a realizar testes com mecanismos modernos para varrição, coleta e roçada. Melhoramos a eficiência do contrato sem alterá-lo.” Ele destacou ainda que tem cobrado a empresa quanto à Coleta Seletiva. “Por isso, precisamos que a população registre as reclamações por meio do 156, pois só assim poderemos melhorar o trabalho prestado.”

Melhoria
O secretário explicou que o contrato atual de limpeza pública está terminando. Em julho, um edital para a contratação de nova empresa, com melhorias, será aberto.

Rodrigo explicou o Plano de Gestão Integrada de Drenagem

Rodrigo explicou o Plano de Gestão Integrada de Drenagem

Com relação ao Geresol, onde é armazenado o material de lixo orgânico, cata-treco e coleta seletiva, o secretário destacou que a área, do ponto de vista físico, é muito boa. “Mas ainda temos problemas estruturais que estão sendo modificados. Encontramos um sistema arcaico, com muita atividade manual. Faltou investimento em tecnologia para facilitar a reciclagem na cidade.”

Caçambeiros
O secretário destacou ainda que mudanças devem ocorrer com relação aos caçambeiros, que levam entulho até o Geresol. “O material é levado para lá por meio de um contrato antigo, que não atende o que o município precisa. Por isso, estamos elaborando novo contrato para tratar do processamento desse material.”

A previsão, segundo Aguinaldo, é de que até agosto a secretaria não adquira mais nenhum recurso ‘virgem’ para realização de obras como calçadas, bancos, guias, entre outros. “A intenção é reaproveitar todo esse material reciclável. Só usaremos material novo quando o setor de engenharia indicar que é necessário.”

Drenagem
Para finalizar, o engenheiro da diretoria de projetos especiais da Secretaria de Serviços Públicos, Rodrigo Batalha, explicou o Plano Municipal de Gestão Integrada de Drenagem, que também será construído com a participação da população. “Temos a preocupação em controlar enchentes, prevenir e minimizar seus efeitos.”

A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, acompanhou as discussões e agradeceu a participação da equipe da Secretaria de Serviços Públicos. “O Mês do Meio Ambiente deixou clara a preocupação com qualidade urbana e respeito às pessoas e ao meio ambiente”.

Por Luana Dias
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/24/plano-de-residuos-solidos-vai-ser-discutido-pela-populacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original