Procon cria novo procedimento para reduzir gastos
Publicada em 26/06/2013 às 15:50Desde o começo desta semana, o Procon de Jundiaí está utilizando nos procedimentos de atendimento às demandas a CIP eletrônica, ou seja, Carta de Intenções Preliminares. Esse documento é uma das primeiras providências que o órgão coloca em prática quando recebe uma reclamação de consumidor. A novidade é que, a partir de agora, a CIP transitará por meio da internet, sem necessidade de encaminhamento pelos Correios.
Mais
Prefeitura reúne líderes das paróquias de Jundiaí
“A CIP prevê um prazo de até 10 dias, a partir do recebimento, para que a outra parte se manifeste. Pela internet, apesar do prazo continuar o mesmo, o documento chegará mais rápido para a parte, que devolverá a resposta também por e-mail”, informa o diretor.
Hoje, a postagem custa em torno de R$ 6,10, sem contar os gastos com papel, impressora e envelopes. “Só para se ter uma ideia dos gastos, nós mandamos cerca de 800 correspondências por mês, com gastos anuais de cerca de R$ 75 mil”, complementa Adílton, que vê contribuição também para o meio ambiente, com a redução do volume de papéis.
Tempo menor
Para o consumidor que está aguardando pela resposta da queixa, o tempo de 30 dias para retornar ao Procon também será reduzido. A intenção, segundo o diretor do Procon, é que, a curto prazo, essa redução seja de 70%. No entanto, depende também da adesão da outra parte ao novo sistema, o que não deverá ser problema.
Para os grandes magazines e bancos, por exemplo, que costumam gerar o maior número de reclamações, o novo procedimento será muito útil por conta da agilidade no processo. Para isso, deverão fazer o acordo de adesão, por meio do endereço eletrônico do órgão do consumidor, que é proconjundiai@fox.com.br.
O Procon de Jundiaí fica na rua Barão de Jundiaí, nº 153, onde realiza atendimento exclusivamente presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As senhas são distribuídas entre 8h e 16h, todos os dias. Segundo o diretor, a média de atendimentos por mês está em torno de três mil.
Por Alcir de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio
-
06/11/2024
Procon Jundiaí orienta consumidores para as compras da Black Friday
-
03/07/2024
Procon identifica variação de 419% em preço de medicamento
-
10/05/2024
Procon realiza ação de fiscalização para o Dia das Mães
-
06/05/2024
Procon faz ação educativa sobre protocolo ‘Não se cale’
Baixe as fotos desta notícia na resolução original