Coordenadoria promove encontro com quilombolas

Publicada em 04/07/2013 às 14:53

Nesta sexta-feira (5), às 18h, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Jundiaí recebe 53 quilombolas de vários estados brasileiros, para uma visita ao Clube 28 de Setembro.

Mais
Museu recebe obras reconhecidas fora do país

Vanderlei Victorino: Quilombolas são os guardiões da história da África

Vanderlei Victorino: Quilombolas são os guardiões da história da África

Participantes da Conaq (Coordenação Nacional de Quilombos), os quilombolas vão participar de uma vivência cultural da nossa região. Vão conhecer o clube e a forma como os associados mantêm raízes e tradições. Além disso, os quilombolas vão poder ver o melhor do Hip Hop, R & B e Samba Rock.

Para Vanderlei Victorino, o BA, coordenador da Igualdade Racial e autor do convite ao grupo, o encontro será uma forma de reconhecimento dos quilombolas. “O grupo estará hospedado no Inca (Instituto Cajamar), em Cajamar, neste final de semana. Eles estão a trabalho do Conaq. Resolvi, então, convidá-lo para o happy hour do Clube 28 de Setembro e, por certo, essa vivência cultural será muito importante na história dos quilombolas”, disse BA.

O coordenador também explica sobre o interesse na preservação da cultura negra. “Apesar de não termos quilombolas em Jundiaí, queremos participar e contribuir para a preservação da cultura desse povo. Muitos que estarão conosco ainda falam a língua mãe e, assim, mantêm a tradição da oralidade. Eles são os guardiões da história da África, no Brasil’, completou.

Luta
Os quilombolas integrantes do Conaq estão percorrendo o País e, em um diálogo com o Governo Federal, buscam a titulação das terras por eles habitadas desde a época em que, como guerreiros, nelas se refugiavam.

Por Jesus dos Santos
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/04/coordenadoria-da-igualdade-racial-promove-encontro-com-quilombolas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original