Saúde da Família inicia ampliação para metas
Publicada em 04/07/2013 às 10:32Em visita à unidade do PSF (Programa de Saúde da Família) da Vila Esperança, o Secretário de Saúde Cláudio Miranda afirmou, nesta quarta-feira (3), que a expectativa inicial de ampliação do programa para este ano passou de 10 para 15 equipes até o mês de dezembro.
Mais
Prefeito se reúne com Conselho Gestor do HSV
Inscrições para o Comdema terminam no dia 12
“Esse programa é uma prioridade do Programa de Metas do governo, que busca chegar a 30 equipes dentro de 4 anos. Começamos o ano com cinco delas e estamos com nove atuando. Agora vamos buscar ampliar nos próximos meses para a metade dessa meta final”, afirmou.
Com um trabalho forte de atividades itinerantes entre os agentes comunitários de saúde, o PSF é um programa prioritário para o Ministério da Saúde, e deve contar ainda nesta ano com o reforço de núcleos de apoio em saúde mental com grupos liderados por psicólogos.“É um trabalho muito próximo da comunidade”, disse a agente comunitária Vanessa Oliveira citando como exemplo um antigo surto de catapora em uma creche que foi rapidamente contido com a chamada de vacinas da Vigilância Epidemiológica pela equipe. A auxiliar de limpeza Simone Santos também reforçou que “todos atuam juntos, dos auxiliares aos médicos”.
No caso do PSF Vila Esperança, o secretário Cláudio Miranda afirmou que uma nova sede está incluída no Plano Plurianual 2014-2017. A visita teve ainda o vereador Dirley Gonçalves e a moradora Margarida Corelli, entre outros.
Nova estrutura
Além de ouvir os profissionais e moradores, Cláudio também registrou os avanços recentes como a resolução da fila de 80 mil exames laboratoriais (“estamos ajustando as cotas de cada unidade para evitar que a fila cresça novamente”), o mutirão de cirurgias eletivas contra outra fila que tinha até quatro anos de espera e também a abertura da UBS Central aos sábados para a vacinação de moradores que não tiveram tempo durante a semana, inclusive com fornecimento de vales de transporte.
“Estamos tendo muitas ações na área de saúde. A mais recente, com a mudança da gestão do Hospital São Vicente diretamente para a Prefeitura, visa aumentar a qualidade dos serviços e evitar problemas. Mas a descentralização com as quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) nas regiões norte, sul, leste e oeste vai levar ambulâncias também para esses lugares. E com o futuro hospital em tratativas pelo prefeito Pedro Bigardi, ao lado do Hospital Regional, vamos recuperar em Jundiaí os 500 leitos que já tivemos no passado”, afirmou.
A visita também confirmou que as 37 unidades de saúde da rede municipal (entre UBS e PSF) já estão conversando internamente sobre preparativos para a participação na Semana Regional do Bebê, que vai ser realizada em agosto.
Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original