Conselho Municipal apresenta plano

Publicada em 05/07/2013 às 15:57

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) apresentou na manhã desta sexta-feira (5), durante reunião de trabalho realizada na sede do Ciesp regional, o PPA (Plano Plurianual). Do encontro participaram, além dos conselheiros do CMDCA, a secretária interina da Semads, Roselaine Mamede, diretores de diversas secretarias cuja atuação estabelecem um vínculo com as ações do conselho e educadores.

Mais
Ministro da Saúde recebe o prefeito Pedro Bigardi

A presidente Cláudia Honório abriu a reunião de trabalho

A presidente Cláudia Honório abriu a reunião de trabalho

O PPA é um plano que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo CMDCA nos próximos 4 anos. No encontro, aberto pela presidente do conselho, Cláudia Tofoli Honório, a diretora de planejamento da Semads, Carolina Domingos Vitti, elencou as principais ações que serão desenvolvidas e de que forma os recursos para isso serão alocados e aplicados.

A presença de representantes das secretarias teve como objetivo conhecer de que forma cada uma vai contribuir para que o Conselho da Criança consiga atingir as metas. “Todos tiveram a oportunidade de apresentar as ações das respectivas áreas, dentro desse processo de construção do trabalho”, explicou Carolina.

A secretária interina da Semads, Roseleine Mamede, disse que as secretarias municipais, de maneira geral, embora não tenham uma ligação direta com o conselho, desenvolvem muitas ações que acabam interferindo no funcionamento. “Dentro de um conjunto de ações e projetos, os benefícios para as famílias atingem diretamente as crianças e os adolescentes”, explicou.

Prioridades
O diretor da Secretaria Adjunta de Esportes, João Guilherme Maffia, foi um dos que apresentaram o trabalho ao CMDCA. Segundo ele, os centros esportivos desenvolvem as ações priorizando a formação e a inclusão. “As escolinhas são responsáveis por proporcionar diversas modalidades esportivas. Isso se constitui num importante instrumento no sentido de tirar as crianças das ruas”, disse. E informou também que 3,5 mil crianças frequentam os centros esportivos – até o momento existem 18 deles espalhados pela cidade.

Para a titular da Coordenadoria da Juventude, Narrinam Camargo Lima, a impressão que ficou é de que o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente em Jundiaí é bastante participativo. “Os membros são organizados, focam temas expressivos e, o que é importante também, buscam integrar profissionais de todas as áreas”, comentou.

Narrinam, que em breve fará a explanação de como será o trabalho da Coordenadoria da Juventude ao CMDCA, contou também que espera contribuir bastante com o Conselho, já que os objetivos se assemelham.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/05/conselho-municipal-apresenta-plano/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original