Coluna com 100 toneladas de concreto é demolida na Ferroviários

Publicada em 10/07/2013 às 15:29

Coluna construída na década de 1980 nunca atingiu seu objetivo

Coluna construída na década de 1980 nunca atingiu seu objetivo

Em dois dias, foi ao chão uma coluna com mais de 100 toneladas de concreto e aço existente na avenida União dos Ferroviários. A obra, erguida há quase 30 anos, daria início à construção de um viaduto na região da Ponte São João – o que nunca se confirmou.

Uma máquina modelo PC equipada com vibrador e perfurador (martelo hidráulico), um caminhão basculante e 15 servidores comandados pelo engenheiro Eduardo Jorge Vilhena, da Secretaria Municipal de Obras, realizaram o trabalho no sábado (6) e domingo (7).

O prefeito Pedro Bigardi disse que a coluna, construída na década de 1980, estava localizada num ponto inadequado e, por isso, precisava ser demolida. “Construída no passeio público, evidentemente, a coluna atrapalhava pedestres. Alguns passavam por trás ou pela frente da coluna, se expondo ao risco de atropelamento justamente porque eram obrigados a deixar a calçada para isso”, disse o prefeito. “Além disso, a demolição também se justifica pelas obras viárias em andamento na região e que dispensam a utilização deste tipo de obra”, completou.

Pelo menos 15 servidores municipais trabalharam na demolição

Pelo menos 15 servidores municipais trabalharam na demolição

O engenheiro Vilhena explicou sobre o custo-benefício da demolição. “É um volume grande de concreto que estamos dispensando, mas as vantagens obtidas com a demolição são maiores.

Parte deste concreto e ferragem será aproveitado pelo Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Gerosol) e pode ser transformado em argamassa, material utilizado na construção civil”.

Menor custo
Vilhena também explicou que a opção pela utilização do método convencional para a demolição se justifica pelo custo ser menor. “Se fosse feita uma implosão , o custo do projeto e execução seriam bastante altos. Além disso, envolveria grande demanda para a estruturação de um plano de segurança para pessoas, animais, residências e veículos no entorno da obra de implosão. Então, optamos pelo método convencional, um pouco demorado mas muito mais barato”.

Por Jesus dos Santos
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/10/coluna-com-100-toneladas-de-concreto-e-demolida-na-ferroviarios/

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