‘Diabetes envolve autoconhecimento’, diz palestra
Publicada em 12/07/2013 às 17:12A Secretaria de Saúde promove nesta segunda-feira (15) mais uma palestra do ciclo permanente de educação em diabetes. Com a estimativa de que mais de 10% da população adulta de Jundiaí conviva com o problema, o assunto é uma das prioridades da atenção básica.
Mais
Jundiaí conquista seis novas UBSs
Desta vez, o tema é o controle ou monitoramento glicêmico. “Além de exames laboratoriais de glicemias, os testes de ponta de dedo ou glicemia capilar permitem ao diabético visualizar a taxa em tempo real”, comenta a enfermeira Nilce Botto Dompieri Folena, coordenadora do programa.
Ela explica que é muito importante detectar as hipoglicemias (taxas abaixo de 70) ou hiperglicemias (taxas acima de 180) e, ainda mais do que isso, poder evitá-las. “Essa busca de autoconhecimento permite ao indivíduo reconhecer sinais e sintomas da hipoglicemia com taxas glicêmicas baixas ou os alimentos que mais a elevam para taxas altas”, comenta.
Mais do que esse ponto, ela destaca, é poder visualizar e comprovar pelo teste os benefícios da atividade física, por exemplo, melhorando o autocuidado com a saúde.
Por esse motivo, a palestra é recomendada especialmente aos pacientes que usam aparelhos de medição (glicosímetros) e que podem se beneficiar ao saberem mais sobre monitoramento da glicemia e os cuidados com aparelhos e tiras utilizadas.
As palestras seguem de forma permanente a cada segunda-feira, às 14h, com os temas de monitoramento glicêmico, do pé diabético, da alimentação e do uso da insulina. O local é o auditório do NIS (Núcleo Integrado de Saúde), na rua Carlos Salles Bloch, 74, Anhangabaú, e não é preciso fazer reserva.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original