Samu apresenta novidades do serviço de urgência

Publicada em 16/07/2013 às 19:24

A nova viatura que chegou ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e também o uso compartilhado do monitoramento por câmeras da Guarda Municipal foram apresentados, nesta terça-feira (16), ao prefeito Pedro Bigardi pelos profissionais do setor. A visita marcou uma fase de grandes projetos para o segmento.

Mais
Começa curso de agentes comunitários

Prefeito vistoria a nova ambulância: qualidade de serviço

Prefeito vistoria a nova ambulância: qualidade de serviço

“Estou muito motivado com esse tipo de serviço para a população, como acho que a maioria das pessoas também sente esse trabalho”, explicou Bigardi.

A viatura, que aguarda apenas as providências do seguro, é uma perua Peugeot que vai substituir outra viatura com UBS (Unidade de Suporte Básico). Com as outras quatro do gênero e mais outra do tipo USA (Unidade de Suporte Avançado), a frota passa a ter cinco viaturas novas e outras cinco, em bom estado, na reserva técnica.

A novidade imediata é o uso compartilhado das imagens de monitoramento de câmeras da Guarda Municipal, agora interligados por fibra ótica. “Em caso de acidente, podemos dar orientações por telefone ainda antes da chegada da viatura”, explicou Ricardo Nunes, coordenador do CCO (Centro de Controle Operacional) do SAMU.


Novo padrão

Para o coordenador da frota, Mário Arruda, a manutenção das viaturas com mais de 300 mil quilômetros é uma referência para o sistema nacional. “Não ficamos sem o serviço em nenhum momento”, explicou. Na avaliação do grupo, o andamento do projeto do Samu Regional poderia aumentar a cota de ambulâncias em Jundiaí.

Sistema integrado com a Guarda permite visualizar detalhes

Sistema integrado com a Guarda permite visualizar detalhes

“Mas não precisamos esperar esse fato para implementarmos mudanças. Os estudos de descentralização estão avançados e as novas UPA (unidades de Pronto Atendimento), como no Novo Horizonte e Almerinda Chaves, também contarão com viaturas do serviço”, afirmou o secretário Cláudio Miranda, da Saúde.

Pelo lado da integração do sistema de monitoramento, a expectativa é de que a própria seleção dos locais seja feita diretamente na base ou mesmo em aparelhos móveis usados nas viaturas. “Hoje usamos o contato telefônico com a Guarda Municipal, que tem sido uma parceira extraordinária”, afirmou Ricardo.

O sistema, em desenvolvimento na Secretaria de Saúde, visa permitir a orientação integrada por GPS sobre os trajetos mais rápidos para as viaturas atingirem os locais das ocorrências.


Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/16/samu-apresenta-novidades-do-servico-de-urgencia/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original