Jardim Rio Branco ganha a nova praça Thomaz José Cosentino

Publicada em 19/07/2013 às 17:45

O prefeito Pedro Bigardi inaugurou nesta sexta-feira (19) a nova praça construída pelo Maxi Shopping Jundiaí na rua Paulo Setúbal, no Jardim Rio Branco, depois de uma pausa de 20 anos desde a sua proposta inicial feita pelo sindicalista Antonio Galdino durante seu mandato na Câmara Municipal de Jundiaí.

Mais
Projeto experimental retoma visitação à Serra do Japi

“O projeto tem uma parte mais ativa, com parque infantil e academia de ginástica ao ar livre, e outra mais contemplativa, com a sombra das árvores na pista de caminhada e os bancos resgatando a relação entre moradores. Essas parcerias, espero, vão atingir a cidade inteira”, afirmou Bigardi.

Espaço foi inaugurado por autoridades na manhã desta sexta-feira

Espaço foi inaugurado por autoridades na manhã desta sexta-feira

Com 40 árvores de médio porte, como jacarandá e tipuana, a praça ganhou o plantio de outras espécies, como duas mudas de um carvalho datado do ano 1500 trazidas da Alemanha pelo empresário Antonio Paulo Noronha. “Essa praça ficou encantada por muito tempo, mas agora é um encanto”, brincou Noronha.

A praça homenageia Thomaz José Cosentino, conhecido integrante de uma família italiana que teve um hotel e restaurante na rua Barão do Rio Branco, na Vila Arens. Nascido em 1906, Thomaz era associado a medalhas esportivas trazidas na viagem dos pais que faziam referência a um prêmio de 44 liras. Por esse motivo, ficou com o apelido de “Zé 44” na cidade.

Academia completa
Com oito aparelhos, a academia ao ar livre foi aprovada pelo secretário adjunto de Esportes, Cristiano Lopes. Com terno e gravata, ele arriscou alguns movimentos na academia ao lado do prefeito Pedro Bigardi. O circuito tem aparelhos de twist lateral, leg press duplo, peitoral duplo, simulador de remo, simulador de esqui, abdominal duplo, jogo de barras e puxador duplo. Um painel orienta sobre os tipos de exercícios disponíveis.

Para as crianças, o parque infantil em um grande tanque de areia conta com quatro brinquedos (torre de bombeiro com escorregador, balanço duplo, gangorra dupla e ponte-destiladeiro) produzidos com toras de eucalipto tratadas em autoclave.

Nova praça tem verde, brinquedos e aparelhos de exercícios: parceria com iniciativa privada

Nova praça tem verde, brinquedos e aparelhos de exercícios: parceria com iniciativa privada

Expectativa contempladaO comerciante José Arvani, vizinho ao local, era um dos mais entusiasmados com a novidade. “Ficou muito bonito e valoriza a vida dos moradores”, explicou, enquanto registrava as cenas com fotos impressas aos presentes. O aposentado Antônio de Oliveira Filho, que visitou a praça com a esposa, elogiou a acessibilidade. “Tem as rampas nas calçadas do caminho que facilitam muito para idosos e pessoas com deficiência”, afirmou.

A sambista Ana Souza, colaboradora da Escola de Samba União da Vila Rio Branco, esteve presente e sugeriu a futura ampliação do horário de funcionamento, que começa sendo das 8h às 18h, todos os dias.

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, disse que estará atento ao uso adequado da nova praça e concordou com o prefeito na expectativa de que seja um estímulo para a multiplicação de novas iniciativas.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/19/jardim-rio-branco-ganha-a-nova-praca-thomaz-jose-cosentino/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original