Biblioteca Municipal realiza o 13º Torneio de Xadrez

Publicada em 22/07/2013 às 17:25

A Biblioteca Municipal Nelson Foot realizou no último fim de semana o 13º Torneio Relâmpago de Xadrez de Férias. O campeão foi Adriano Dias, que teve cinco vitórias em cinco jogos.

Mais
Rede de ensino volta às aulas na quarta-feira (24)

Os jogadores de xadrez no 13º Campeonato

Os jogadores de xadrez no 13º Campeonato

O torneio foi realizado pelo sistema suíço (Swiss Perfect) de emparceiramento por computador, com cinco rodadas com ritmo de jogo de 12 minutos para cada jogador, por partida. Nesse sistema ninguém é eliminado e todos participam até o final do torneio, jogando, sempre que possível, com um adversário com o mesmo número de vitórias.

A classificação é única, mas dela se retira a classificação por categoria, ou seja, os veteranos (VET – acima de 55 anos), as mulheres (FEM), o Sub18 anos e o sub14 anos. Os demais jogadores entram na categoria Absoluto. O programa não aceita nomes longos para os jogadores e, portanto, foram colocados apenas um nome e um sobrenome de cada participante.

Os jogadores que obtém o mesmo número de vitórias (cada vitória dá um ponto e o empate meio ponto) são classificados de acordo com os adversários que tiveram; quem jogou com adversários melhores (com mais pontuação) fica à frente na classificação. Dessa forma se obtém a classificação individual dos 34 participantes.

Por Rosana Pagano
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/22/biblioteca-realiza-o-13o-torneio-de-xadrez/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original