A capoeira campeã do Mestre Kauê

Publicada em 24/07/2013 às 16:08

No Jogos Regionais, o Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim garantiu mais um título da modalidade para Jundiaí. Liderado por Carlos Alberto da Silva, o mestre Kauê, faturou o título no masculino e feminino – feito alcançado desde 2002.

Mais
Instituto Federal: consulta pública será na sexta (26)

“Nosso grupo é muito unido, é uma família. Nosso objetivo é não deixar morrer a capoeira e tudo que vem dela. Nos preocupamos com a capoeira, suas ramificações e aspecto cultural”, disse mestre Kauê, 55 anos – 34 deles dedicados à capoeira.

Mestre Kauê (de azul) conquistou mais um título para Jundiaí

Mestre Kauê (de azul) conquistou mais um título para Jundiaí

As próprias músicas são compostas pelo grupo. “Jogo um tema para eles, peço para pesquisarem e depois compor as músicas. Isso é importante, porque é tudo embasado em feitos históricos”.

Ele tem preocupação não só com a capoeira. Mestre Kauê é um ‘disciplinador’. “A capoeira é boa para a formação do caráter da pessoa. Todas as crianças têm que ter nota boa na escola para continuar treinando aqui. Tirou nota ruim, não participa da aula. Se for suspenso, não participa da graduação no final do ano. Aqui, tudo acontece por merecimento”.

Mestre Kauê é nascido em Uberaba (MG) e veio para Jundiaí em 1988 para trabalhar como mecânico de manutenção na Cica. Discípulo do mestre Reginaldo, de Passos (MG), ele fundou em Jundiaí uma ramificação do grupo mineiro. Em 1990, desenvolveu um trabalho na Casa da Cultura, onde permaneceu por 12 anos. “Comecei a dar aulas e desenvolvi um projeto social bem bacana. Tem gente que trabalha comigo desde aquela época”. Ele também trabalhou com a capoeira no Sesi e hoje atua em uma academia.

O trabalho de Kauê foi valorizado pelo coordenador de lutas de Jundiaí, Vanderlei Seregati. “Destaco a vontade de todos os atletas, principalmente o mestre Kauê (técnico da equipe). O trabalho dele é louvável em garimpar talentos, manter os atletas experientes e desenvolver a melhor técnica”, disse.

Nos Regionais, conquistaram medalhas para Jundiaí os seguintes atletas:

Robson Silva Bernardes (categoria meio pesado) – ouro

André Luiz Fermino (médio) – ouro

Welton Gonçalves Barboza (pesado) – ouro

Gabriele Arvigo Severino (médio) – ouro

Ariele Arvigo Severino Martins (pesado) – ouro

Camila Munhoz (meio pesado) – ouro

Katia Beatriz Gonçalves da Silva (leve) – ouro

Lineker Natan dos Santos Rondini (leve) – bronze

Por Fabio Frattini Manzini
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/24/a-capoeira-campea-do-mestre-kaue/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original