Começa o encontro de Astronomia em Jundiaí

Publicada em 24/07/2013 às 17:58

Os professores que participam do 41º Encontro Regional de Ensino de Astronomia-EREA, encerraram o primeiro dia de atividades montando uma pequena luneta que vai ficar nas escolas para que os alunos possam utilizá-la para observações do universo. O encontro acontece em Jundiaí até o próximo sábado (27), quando o astronauta brasileiro Marcos Pontes virá para uma palestra.

Mais
Programa de Metas é apresentado aos conselheiros

Professor Canale, Ramachrisna da USP e Rafael Purgato

Professor Canale, Ramachrisna da USP e Rafael Purgato

O 41º EREA, promovido pela Olimpíada Brasileira de Astronomia, acontece no Complexo Argos e tem como objetivo levar conhecimento aos professores para que desenvolvam atividades com os alunos. De acordo com o professor Rafael Purgato, coordenador do evento em Jundiaí “a Astronomia é a forma do ser humano adquirir conhecimento e interagir com a ciência e despertar a imaginação.”

A luneta
No período da manhã os participantes acompanharam a palestra do professor de Astronomia da USP, Ramachrisna Teixeira, que falou sobre “Observando o céu e construindo o conhecimento”. No período da tarde, Dr. João Batista Canalle, coordenador do Encontro Nacional de Astronomia e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, distribuiu as lunetas enviadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e fez a oficina para ensinar a montagem e uso do equipamento.

“Estas lunetas vão para as escolas para que os alunos possam estudar, praticar e observar o universo. A luneta não pode ficar guardada na escola, ela tem que ser usada. As crianças têm que levar para casa para explorar as observações do universo”, explicou Canalle.

Segundo ele, a Astronomia não tem limite. “O homem começou a observar o universo e seu ambiente. Graças a essa curiosidade é que aumenta o conhecimento da humanidade. Nossos olhos se expandem e a cada instante desvendamos novos mistérios”.

Apaixonado por Astronomia
“Esta é uma oportunidade única para aprender um pouco de Astronomia”, considera o professor Rogério José Locatelli, que participa do 41º EREA. Ele é professor de Física se diz um apaixonado por Astronomia. “Esta é chance de termos palestras com pessoas renomadas na área que traz conhecimento que nos permitem utilizar e atingir mais os alunos para que desenvolvam melhores atividades.”

Os professores aprenderam a montar uma luneta

Os professores aprenderam a montar uma luneta

Serviço
O encontro prossegue na quinta e sexta-feira no Centro de Formação Permanente Prof. Paulo Freire, no Complexo Argos, das 8h às 20h, e é dirigido apenas para professores da rede municipal, estadual e particular de ensino. No dia 27, o evento acontece na ETEVAV Jundiaí (Escola Técnica Estadual Vasco Venchiarutti), na avenida Engenheiro Tasso Pinheiro, nº 700, Terra Nova, Jundiaí. A palestra de Marcos Fontes será aberta ao público.

Os interessados em participar do evento, inclusive da palestra do astronauta brasileiro, devem se inscrever enviando nome completo, telefone e data de nascimento para o e-mail: rafaelpurgato@gmail.com.

A realização do EREA tem apoio da Secretaria de Educação, da Secretaria Estadual de Educação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, SAB, Ministério da Ciência e Tecnologia. Realização – Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Por Rosana Pagano
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/24/comeca-o-encontro-de-astronomia-em-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original