AJL realiza tributo a Vinícius de Moraes no sábado (10)
Publicada em 09/08/2013 às 11:00Em comemoração ao centenário de nascimento do cantor e compositor falecido na década de 80, a AJL (Academia Jundiaiense de Letras) promove, no próximo sábado (10), no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, um tributo a Vinícius de Moraes. O tributo é presidido por Anna Geromel e coordenado por Sonia Cintra.
Marcado para começar às 10h, o encontro é aberto ao público em geral e terá a participação de escritores, poetas e outras personalidades ligadas aos movimentos culturais da cidade, que debaterão sobre o trabalho do artista, além de leitura de poemas e interpretações das principais canções do “poetinha” Vinícius.
Mais
Seminário da Cultura do Samba acontece no fim de semana
Vinícius de Moraes nasceu em 1913, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, e integrou um dos movimentos mais importantes da música brasileira, a Bossa Nova. Mas também com sua veia poética ganhou notoriedade no mundo das letras, tendo sua obra se destacado tanto na literatura quanto no teatro e no cinema.
Para participar da mesa redonda “A música das palavras”, foram convidados os debatedores Douglas Tufano (Academia Jundiaiense de Letras), debatendo o tema “Vinícius e o modernismo”; Sílvia Loverso (Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística), debatendo “Vinícius e a música”; Simone Zanotello (Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas), com o tema “Vinícius e a obra” e Valderez de Mello (Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí), com o tema “Vinícius e a vida). Como mediadores, estarão presentes Godofredo Chaves Sampaio e Sônia Cintra, ambos da Academia Jundiaiense de Letras.
Para a leitura dos poemas de Vinícius, foram convidados Eusébio Pereira dos Santos (“Trecho”), Josyanne Rita de Arruda Franco (“São Francisco”), Lúcia Helena de Andrade Gomes “Soneto de fidelidade”). Luiz Haroldo Soutello (“Balada das meninas de bicicleta”), Mara Lígia Biancardi (“A rosa de Hiroshima”), Márcio Martelli (“A estrela polar”), Olga de Brito (“A um passarinho”), Rosana Congílio (“Saudade de Manuel Bandeira”), Susana Ferretti (“Aurora, com movimento”) e Tarcísio Germano de Lemos (“Pátria Minha”).
Já o bloco musical com canções do compositor terá as presenças dos artistas Shirley Espíndola (canto) e Suely de Queiroz (piano) , interpretando “Eu sei que vou te amar”, “Se todos fossem iguais a você” e “Pela luz dos olhos teus”.
Fotos: divulgação
-
12/05/2026
Com recorde de inscrições, Enredança 2026 leva apresentações gratuitas a diferentes espaços da cidade -
06/05/2026
Parceria fortalece economia criativa e oferece capacitação para artistas em Jundiaí -
05/05/2026
Sexta no Centro movimenta a Praça da Matriz com música ao vivo, gastronomia e economia no dia 8 -
05/05/2026
Pontos MIS promove oficina sobre continuidade de projetos culturais no Espaço Expressa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

