Programação do ‘Outubro Rosa’ é preparada

Publicada em 14/08/2013 às 15:23

Com o objetivo de disseminar a importância da prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa, movimento popular reconhecido internacionalmente e que teve origem na Califórnia, em 1997, terá a versão local, pela segunda vez. E, para que o evento em Jundiaí atinja os melhores resultados no campo da prevenção, representantes das secretarias envolvidas, juntamente com a Secretaria de Saúde (que coordena os trabalhos), já estão trabalhando na elaboração da programação e discutindo todos os detalhes do evento.

Mais
Capacitação reúne CMDCA e conselheiros

Primeira reunião para discutir a organização do evento

Primeira reunião para discutir a organização do evento

Na manhã desta quarta-feira (14), em reunião no auditório do Parque da Cidade, foi realizada uma primeira reunião, para definir como será o Outubro Rosa deste ano.

De acordo com o diretor da Secretaria de Comunicação Social, Bruno Brescancini, o que está se discutindo agora são as providências que deverão ser tomadas nos próximos dias, com o objetivo de atrair a população para o evento. “É uma atividade voltada à prevenção e por isso mesmo é importante trazer o público”, explica Bruno.

De acordo com o projeto elaborado pelas assistentes sociais do Ambulatório de Saúde da Mulher, Cinthia H. da Silva e Ana Paula de Oliveira, e a gerente do órgão, Aldaíza Stela dos Reis Cozeto, durante os meses de setembro e outubro haverá uma série de ações nos endereços dos serviços de saúde, com o propósito de divulgar informações sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer entre mulheres; estimular a realização dos exames preventivos; ampliar o número de mamografias, dentre outras atividades.

Caminhada Pense Rosa

Uma das ações já definidas dentro da programação é a Caminhada Pense Rosa, marcada para o dia 19 de outubro, no Parque da Cidade. A expectativa é reunir em torno de 3 mil pessoas, por meio de convites que serão feitos nas UBSs e escolas. Com foco também na prevenção, o evento contará com estandes onde profissionais da área da saúde fornecerão informações e orientações sobre o câncer, além de promover o agendamento de exames de mamografia.

Câncer
Há muitos anos o câncer apresenta-se como uma das doença mais complexas para a ciência médica. O diagnóstico tem forte impacto, tanto para a pessoa acometida quanto para os familiares. Cercada de muitos tabus e preconceitos, a doença é traiçoeira e atinge pessoas de diferentes idades, sexo, raça, cor, religião e classe social.

A realização do Outubro Rosa apenas reforça o trabalho permanente que é desenvolvido na rede pública de saúde, por meio das UBSs e outros departamentos da Secretaria de Saúde.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/14/programacao-do-outubro-rosa-e-preparada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original