Defesa Civil: Jundiaí é reconhecida pela ONU

Publicada em 26/08/2013 às 16:00

A capacidade de Jundiaí de resistir e se recuperar de desastres recebeu o reconhecimento oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira (26), como “cidade resiliente”. A entrega do certificado foi feita pelo coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Marco Aurélio Alves Pinto, ao prefeito Pedro Bigardi.

Mais
Audiências do PPA reúnem mais de 500 pessoas

Prefeitura abre inscrição para ano letivo de 2014

O prefeito considerou a certificação como um reconhecimento ao trabalho que a cidade desenvolve nessa área, sendo a Defesa Civil um dos organismos mais importantes no elo entre as outras secretarias nas ações junto às áreas de risco. E ressaltou que atuar também na eliminação dos riscos é essencial, tomando as medidas preventivas, como as realizadas no Jardim Fepasa, contra enchentes, e no Jardim São Camilo, com a limpeza de encostas e retirada de lixo e entulho.

A certificação foi entregue durante a solenidade

A certificação foi entregue durante a solenidade

“O objetivo é mudar os cenários existentes para dar melhores condições de vida à população”, disse. O coronel Marco Aurélio Alves Pinto também destacou a necessidade de se criar uma perspectiva regional, envolvendo todas as cidades da Aglomeração Urbana (AJU), até para que o polo receba uma regional da Defesa Civil. Hoje, as cidades estão sob a coordenação de Campinas.

A solenidade foi realizada no Paço Municipal e contou com as presenças de secretários municipais e de autoridades, como o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel Eduardo Luiz Carbonari, e o coordenador regional da Defesa Civil em Campinas, Sidnei Furtado, que teve participação decisiva na adesão de Jundiaí ao programa.

Segurança
O representante do Estado também enfatizou o quanto Jundiaí ganha com essa certificação. “É um quesito a mais para garantir a segurança da população e também atrair investimentos. É natural que as empresas escolham cidades mais seguras para se instalar, e isso vale dentro do raio da Aglomeração Urbana”, disse.

A Defesa Civil em Jundiaí tem uma atuação destacada

A Defesa Civil em Jundiaí tem uma atuação destacada

O coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel Eduardo Luiz Carbonari, destacou que a equipe da Defesa Civil da cidade passou por importante capacitação recentemente, recebeu equipamentos e hoje trabalha uniformizada, facilitando a identificação do pessoal nas ocorrências.

Dez passos
O programa tem 10 passos, que são os mecanismos com participação social, as orientações de redução de risco a moradores em áreas de risco, a informação atualizada sobre ameaças e vulnerabilidades da cidade e a infraestrutura contra desastres físicos e climáticos.

A iniciativa foi lançada pela ONU com o nome de Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD) e no Brasil é coordenada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do governo federal. No Estado de São Paulo, somente 18 dos 645 municípios aderiram ao programa.

Por Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/26/defesa-civil-jundiai-e-reconhecida-pela-onu/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original