Agricultura vai fazer visitas técnicas aos produtores rurais
Publicada em 28/08/2013 às 17:02A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo quer conhecer melhor as propriedades rurais de Jundiaí e quem são as pessoas que ainda contribuem para manter o perfil agrícola da cidade, quais as principais culturas e, especialmente, levantar as principais necessidades do setor. Para isso, deu início a um ciclo de visitas técnicas, em que um engenheiro agrônomo da secretaria vai até à propriedade e registra todas as informações sobre as atividades do local.
Mais
Agricultura prestigia feirantes e prepara 2º varejão noturno
Resíduos Sólidos: Jundiaí fecha parceria com universidade alemã
“Mas também queremos contribuir, à medida que temos um diagnóstico da situação, com programas e ações que contribuam para fomentar e agregar valor à atividade, dentro do que está ao alcance da nossa atuação”, explica a diretora.
Nesta quarta-feira (28), o engenheiro Felipe Oliveira Magro, da Secretaria de Agricultura, esteve na propriedade de José Antonio Rodrigues, no bairro São José, na região do Mato Dentro. Em pouco mais de 2 alqueires, ele e os irmãos se esforçam para manter em pé algumas culturas como a uva Niágara, tangerina e poncã, dentre outras. As dificuldades, como contou o agricultor, vêm da falta de incentivos para alguns setores da agricultura, além da escassez de mão de obra. “E quando encontramos famílias dispostas a atuar como meeiras, o investimento não compensa, pois chega a ser maior que o lucro”, aponta.
José, como os irmãos, precisa dividir o tempo entre cuidar da plantação e manter uma atividade laboral fora, como no caso dele, que é dono de um chaveiro na rua Pirapora. “Nosso bairro, o São José, já chegou a ser um dos maiores produtores de uva da região, mas hoje a plantação sobrevive mais por conta da manutenção do solo fértil do que propriamente para subsistência”, explica. Por isso mesmo, ele vê a ação da Secretaria de Agricultura como muito importante, dando um fôlego a mais para aqueles que, como ele, ainda acreditam na agricultura. “A gente sabe onde buscar ajuda, uma orientação, como esta que estamos recebendo hoje”.
OrientaçõesO engenheiro Felipe não só levantou informações como também passou ao produtor importantes orientações acerca dos produtos corretos para adubação, as formas de poda, a identificação de pragas e o combate a elas. “Muitas vezes o produtor acha que está fazendo do jeito certo e pode estar errando em algumas coisas. Por isso a gente faz essa atualização técnica com eles”, explica o engenheiro. Em três meses, já foram visitadas 55 propriedades.
Além de orientar, o engenheiro também coletou algumas amostras de folhas para serem analisadas pela secretaria. Sobre isso, os agricultores de Jundiaí podem utilizar o programa de Análise e Monitoramento de Solo, feito gratuitamente pela secretaria, por meio de convênio com um instituto especializado. Além desse, recentemente, também foi incluída a Análise Folhar, que igualmente auxilia o produtor quanto às dosagens corretas de adubação para as plantações. Para isso, basta procurar a Secretaria de Agricultura, no 5º andar do Paço Municipal, ala norte, ou buscar informações pelo telefone 4589-8872.
Por Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida
-
22/05/2024
Prefeitura de Jundiaí em destaque na Brasil Log 2024
-
28/01/2024
Tradição e inovação marcam a gastronomia da Festa da Uva
-
27/01/2024
Música, atividades lúdicas e brincadeiras agitam a criançada na Festa da Uva
-
01/11/2023
Festa da Uva 2024 abre Edital de Credenciamento para expositores
Baixe as fotos desta notícia na resolução original