Secretário de Saúde participa de encontro do PAIT
Publicada em 31/08/2013 às 11:37Persistência e determinação marcam a trajetória de Virgínia Maria de Jesus Borelli, 60 anos. A mulher, que há 50 meses está sem fumar, fez questão de compartilhar a história, nesta sexta-feira (30), com os companheiros do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista de Jundiaí (Pait), grupo de ajuda gratuito, da Secretaria de Saúde, realizado no Núcleo Integrado de Saúde (NIS). “Venho para dar força e exemplo. Fumei por 38 anos, consegui largar o vício graças ao grupo e agora me sinto renascida.”
E histórias como a de Virgínia e de muitos outros ex-fumantes e fumantes foram compartilhadas no encontro que contou com a participação do secretário de Saúde, Cláudio Miranda, que foi à reunião reforçar a proposta do combate ao fumo e lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto).
“São seis anos de programa, com 70% de sucesso na recuperação dos frequentadores. Deixar de fumar é difícil e esse trabalho faz com que as pessoas se ajudem e se motivem.”
De acordo com o coordenador do programa, Carlos Henrique Costa, o fumo é a principal causa de morte evitável no mundo. “O depoimento de cada um motiva o outro. Temos um excelente retorno com esse método de trabalho.”
Fumantes
Os ainda fumantes que frequentam a turma não escondem a empolgação e a esperança em abandonar o vício. “Fumo há 10 anos. Já tentei parar várias vezes e não consegui. Espero que o grupo me ajude”, comentou Rondinele Pereira Fernandes. A mãe do rapaz, Ana Maria da Cruz, que fuma há 20 anos, comenta que não consegue ficar sequer um dia sem cigarro. “Minha expectativa em parar é enorme. Tenho fé em conseguir”.
Por Luana Dias
Foto: Paulo Grégio
-
03/03/2025
Jundiaí avança na construção do Plano de Políticas Públicas para Mulheres
-
23/02/2025
Jundiaí como referência: CEREST recebe comitiva da Bahia para troca de experiências em saúde do trabalhador
-
21/02/2025
Prefeitura de Jundiaí recebe emenda parlamentar de R$ 300 mil para investimentos na saúde
-
22/01/2025
Altas temperaturas ligam alerta para cuidados redobrados com a saúde
Baixe as fotos desta notícia na resolução original