Censo completa 60 mil cadastrados neste mês

Publicada em 13/08/2013 às 12:45

A Secretaria de Finanças vai completar 60 mil imóveis cadastrados para o Mapa Digital. Foram 20 mil feitos no mês passado e a previsão é de que outros 40 mil sejam realizados até o final deste mês. O trabalho segue até o final do ano e se resume em coletar, de forma georreferenciada, todos os dados imobiliários dos mais de 400 quilômetros quadrados do município.

Mais
Médicos estrangeiros visitam canil da Guarda Municipal

Roberto de Oliveira Júnior: “Justiça tributária”

Roberto de Oliveira Júnior: “Justiça tributária”

Na primeira etapa do trabalho, os recenseadores, contratados da Brasil Partners Engenharia Ltda, medem a área do imóvel e coletam dados da família. Em seguida, essas informações migram para um mapa digital que, comparado com o cadastro atual, permite, dentre outras intenções, a atualização dos cálculos tributários.

Os dados sobre a família têm funções específicas para outras áreas. “Para nós, o mapa digital vai contribuir sobremaneira, promovendo a justiça tributária. Alguns moradores que aumentaram as áreas das casas e não regularizaram essa alteração, por exemplo, estão pagando menos do que o imposto devido, a cada ano. Nosso objetivo é, ao invés de aumento do imposto da população em geral, a cobrança das áreas ainda não cadastradas”, explicou Roberto de Oliveira Júnior, contador geral do Município.“Com o censo, essas distorções serão corrigidas”, destacou.

“Já os dados das famílias serão utilizados para ações na Saúde, como casos de registros de doenças; na Educação, localização e capacidade de creches; nos Transportes, linhas de ônibus, demanda de usuários, dentre outras coisas”, completou o contador.

Censo
Cerca de 80 funcionários da Brasil Partners Engenharia Ltda, devidamente uniformizados e identificados por crachá, estão percorrendo os bairros da cidade. Em cada imóvel, a duração dos trabalhos, que consistem em medição da área e coleta de dados da família, não passa de 15 minutos.

No entanto, de acordo com Oliveira Júnior, “há registros de recusa de famílias aos trabalhos dos recenseadores”. Mas, para esses casos, “a Secretaria de Finanças se vale de outros expedientes substitutivos, como fotografias aéreas, por exemplo”.

O contador informa que, por ocasião da chegada dos recenseadores às residências, os moradores, querendo, podem ligar para o telefone 156 e confirmar os dados dos funcionários com a Prefeitura.

Por Jesus dos Santos
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/13/censo-das-financas-completa-60-mil-cadastrados-neste-mes/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original