Complexo Fepasa tem banca do Produtor na Praça

Publicada em 12/08/2013 às 17:41

A partir desta segunda-feira (12), as pessoas que se dirigem ao Complexo Fepasa podem contar com uma banca do programa Produtor na Praça. O serviço, oferecido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, conta com os mesmos produtos encontrados em outros 25 pontos instalados pela cidade. Além das tradicionais frutas, a banca tem ainda pães, doces, geléias e compotas – tudo originado nas propriedades rurais de Jundiaí.

Mais
Prefeitura estuda ampliar o número de trilhas na Serra

Primeiro dia já despertou o interesse da população pelo novo serviço

Primeiro dia já despertou o interesse da população pelo novo serviço

O secretário Marcos Brunholi acompanhou o primeiro dia de funcionamento da banca, cuja permissionária, Juliana Bardi, foi selecionada por meio de sorteio entre os produtores interessados em explorar a atividade.

Brunholi disse que o ‘Produtor na Praça’ atende aos produtores rurais, que ganham uma alternativa para escoamento dos produtos, e também desperta na população o gosto pelo consumo de frutas. “Muita gente passa a comprar e a consumir mais frutas por conta da facilidade em adquiri-las”, explica.

Além disso, o secretário avalia que muita gente está mudando o hábito alimentar, dando preferência às frutas. “Aqui, por exemplo, as pessoas estão substituindo os salgadinhos pelas frutas e isso é muito saudável”, disse Brunholi.

A professora Nalu Fatobene, moradora no Vianelo, havia acabado de sair do Poupatempo quando parou na banca para levar para casa algumas frutas. Acompanhada da mãe, Zuleika, ela disse que a escolha do local para instalar mais um ponto do programa foi acertada. “Na semana passada, fiquei no Poupatempo mais de 2 horas. Se já tivéssemos as frutas, certamente eu compraria, pois sou acostumada a consumir produtos saudáveis”, disse.

Segundo a diretora do Complexo Fepasa, Maria Angélica Ribeiro, passam pelo local, todos os meses, cerca de 25 mil pessoas, além dos 1,6 mil estudantes da Fatec. “Temos ainda outros órgãos, como o posto do Bolsa Família, a GM, a Setransp, o Museu Ferroviário e a Biblioteca, que aumentam o fluxo de pessoas beneficiadas com a barraca”, disse Angélica.

Juliana, com o secretário e a diretora do Complexo: “investimento valeu a pena”

Juliana, com o secretário e a diretora do Complexo: “investimento valeu a pena”

O diretor de Abastecimento da Prefeitura, Edílson Chrispim, também acompanhou a visita ao Complexo Fepasa,

Qualidade

O Produtor na Praça é um programa que beneficia não só a população, mas também o agricultor, que pode agregar valor aos seus produtos. O consumidor ganha com preço e qualidade, e o produtor, com uma alternativa a mais para o escoamento da produção.

As frutas vendidas nas bancas são abacate, abacaxi, ameixa, banana, caqui, carambola, figo, goiaba, jabuticaba, laranja, lichia, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, morango, nectarina, pêra, pêssego, tangerina e uva.

Juliana Bardi comemorou a iniciativa da Prefeitura de Jundiaí. “A salada de frutas parece que será um dos campeões de vendas”, disse a produtora, que considerou ter valido a pena estabelecer-se no local.

Só neste ano, segundo balanço da Secretaria de Agricultura, foram comercializadas 218 toneladas de frutas nas bancas do programa Produtor na Praça. As bancas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o funcionamento é facultativo.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/12/complexo-fepasa-tem-banca-do-produtor-na-praca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original