Procon aplica multa de R$ 1 milhão contra construtora
Publicada em 08/08/2013 às 19:25O Procon Jundiaí aplicou multa de R$ 1 milhão à construtora MRV Engenharia, em razão da não entrega de apartamentos e por estabelecer em cláusula contratual obrigações que deixam o consumidor em desvantagem.
De acordo com o coordenador do Procon, Adilton Garcia, o órgão de desefa recebeu mais de 500 reclamações de consumidores que adquiriram imóveis do empreendimento Reserva do Japi. “Mais de 1,8 mil apartamentos deveriam ter sido entregues entre julho e novembro de 2012. Desde então, o Procon passou a receber as queixas e acompanhar o caso.”
Adilton explica que o órgão realizou duas reuniões com a empresa, com o propósito de solucionar o problema. “Na primeira conversa, prometeram entregar 70% das obras em julho deste ano e o restante em setembro. Eles descumpriram a promessa.”Os clientes também passaram por reunião no Procon. Segundo ele, já foram realizadas mais de 200 audiências entre MRV e esses cidadãos, todas infrutíferas.
De acordo com o coordenador, a empresa pode recorrer da decisão. “O processo será encaminhado à Fundação Procon, que vai estipular um prazo para isso. Os documentos já foram encaminhados por meio dos Correios à construtora.”
Vitória
Para Adilton, a multa à MRV é uma vitória para os consumidores. “É uma forma de educar a empresa, para que ela cumpra as obrigações neste e nos próximos empreendimentos”.
Ele frisa ainda que a população deve sempre procurar o Procon e registrar as reclamações. “Dessa forma, podemos agir em defesa do consumidor.”
Por Luana Dias
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
03/07/2024
Procon identifica variação de 419% em preço de medicamento
-
10/05/2024
Procon realiza ação de fiscalização para o Dia das Mães
-
06/05/2024
Procon faz ação educativa sobre protocolo ‘Não se cale’
-
29/03/2024
Procon Jundiaí encerra a semana do consumidor com balanço positivo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original