Fumas reúne moradores do São Camilo para definir reurbanização

Publicada em 03/09/2013 às 14:48

No último sábado (31), a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), com apoio de técnicos do Senac, realizou a oficina “Construindo Relacionamentos Estratégicos” com moradores e líderes do Jardim São Camilo. A dinâmica foi realizada no Lar Espírita Morada das Vinhas.

Mais
Rua Oito do Almerinda Chaves recebe asfalto

Moradores optaram pelo início da reurbanização na rua José Maria Whitaker

Moradores optaram pelo início da reurbanização na rua José Maria Whitaker

O objetivo do encontro foi o de aproximar a administração municipal da comunidade e apresentar opções para o início da reurbanização do bairro. Em consenso, os moradores decidiram que o projeto deve ser iniciado pela construção de via de acesso na rua José Maria Whitaker até a rua Nossa Senhora das Graças.

Para a diretora de Ação Social da Fumas, Lucelena Fátima Rodrigues, que conduziu o encontro, este foi um primeiro bate-papo para provocar a reflexão dos moradores sobre a reurbanização. “Convidamos primeiramente os líderes da comunidade, moradores antigos, líderes de associações, representantes de pastorais, que são os agentes multiplicadores das informações para todo São Camilo”, explicou.

Na dinâmica foram apresentadas aos participantes três receitas de bolo, que em conjunto deveriam escolher e executar a mais vantajosa para todos. “Por meio desta atividade queremos mostrar a importância da participação da comunidade durante o processo da urbanização do Jardim São Camilo. Além disso, refletir que para construímos qualquer coisa em nossas vidas é necessário planejar, executar, para depois desfrutar do projeto realizado”, completou a diretora.

O projeto
De acordo com o engenheiro civil da Fumas, José Cícero Araújo Novaes, após o término da obra dos 400 apartamentos, na avenida Giustiniano Borin, que começam em outubro deste ano, as famílias serão reassentadas e o processo de reurbanização deve começar.

“Para iniciar qualquer projeto no Jardim São Camilo é necessário que haja desapropriação, pois precisamos de espaço físico para trabalhar. As famílias devem entender que serão reassentadas nos apartamentos, por um período, para ter melhorias na comunidade”, destacou.

As obras para essas unidades serão realizadas pelo programa Minha Casa Minha Vida e em parceria com o Governo do Estado.

Após este primeiro contato com as lideranças do bairro, a próxima etapa da Fundação será apresentar o projeto de reurbanização para toda comunidade.

Por Luiza Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/03/fumas-reune-moradores-do-sao-camilo-para-definir-reurbanizacao-do-bairro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original