Ópera gratuita é apresentada no Teatro Polytheama

Publicada em 04/09/2013 às 19:02

A história de um amor desenganado é o enredo da ópera Rigoletto, a atração deste domingo (8), no Polytheama. Este é o encerramento da turnê que excursionou pelas cidades do interior de São Paulo, uma oportunidade única para os que nunca viram de perto uma ópera.

Mais
Pinacoteca realiza oficina gratuita de contos

‘Donana’ é atração na Semana do Idoso
Música antiga da ECA-USP vem ao Polytheama

O diretor do espetáculo, Paulo Abrão Esper

O diretor do espetáculo, Paulo Abrão Esper

Um diferencial da ópera Rigoletto é a proximidade da orquestra com o público. “Abrimos mão da primeira fileira de cadeiras para acomodar a orquestra de Santo André, são 60 músicos que estarão muito perto das pessoas”, explica o diretor.

Além dos músicos, também se apresentam 25 cantores no palco, que fazem parte do coro de Santo André com a regência do maestro Carlos Moreno.

Toda essa estrutura exige um grande trabalho de logística, para o transporte de equipamentos e do elenco são usados três ônibus e uma carreta, a montagem do cenário demora cerca de uma hora, e todo o espetáculo demorou dois meses para ficar pronto.

Além da apresentação aberta ao público, também irá acontecer no sábado (7), um ensaio exclusivo para as crianças do Projeto Guri. “O objetivo é integrar as crianças ao mundo da ópera, despertar a curiosidade delas e fazer com que elas venham para a apresentação no domingo, conhecer o espetáculo completo”, diz Paulo.

A apresentação de domingo começa às 18h e a distribuição dos ingressos acontece uma hora antes do espetáculo. O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações ligue: (11) 4586-2472.

A História
A história da ópera se passa na cidade italiana de Mântova, onde o Duque é o famoso conquistador de mulheres com a ajuda de seu bobo da corte, Rigoletto. No entanto o Duque se apaixona pela filha do protagonista e Rigoletto encomenda a morte de seu patrão. O problema é que Gilda se apaixona pelo conquistador e sabendo do plano de seu pai, se entrega no lugar para morrer por amor ao Duque.

Entre as melodias populares da ópera, está a famosa ária La donna è mobile. A peça é cantada em sua letra original, o italiano, com o recurso das legendas em português.

Assessoria de Imprensa
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/04/opera-gratuita-e-apresentada-no-teatro-polytheama/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original