Mobilização leva 4 mil fraldas às instituições de crianças

Publicada em 06/09/2013 às 19:05

A Casa Transitória e a Casa de Nazaré, duas das mais importantes entidades sociais no atendimento a crianças que foram vítimas de maus tratos ou abandono, receberam nesta quinta-feira (5) um lote de 4.023 fraldas descartáveis arrecadadas por uma mobilização feita pelos funcionários de cinco unidades básicas de saúde, que contribuíram para o resultado.

Mais
Moradores do Vianelo retornam à UBS Pitangueiras

“A proposta de uma gincana surgiu durante a Semana da Amamentação Infantil, em que ao lado de fraldas também tivemos um esforço para reunir recipientes de vidro usados no Banco de Leite Humano”, explicou a coordenadora de Nutrição da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Rita de Cássia Stringari de Francesco.

A entrega das doações dos funcionários da saúde para a Casa Transitória

A entrega das doações dos funcionários da saúde para a Casa Transitória

O apelo foi aceito pelas equipes de funcionários da UBS Currupira, UBS Vila Rio Branco, UBS Jardim Tamoio, UBS Vila Hortolândia e UBS Central, além da “vencedora” da Gincana que foi a UBS Novo Horizonte, com 1.981 pontos.

Mas o prêmio, em forma de café da manhã servido na unidade ainda no mês de setembro, vai ser levado a todas as demais equipes participantes com um bolo para incrementar o café em cada unidade de saúde participante.

“O tema da semana neste ano foi o apoio às mães que amamentam. E essas instituições suprem essa tarefa, prestando um inestimável serviço à comunidade”, explicou Rita.

Também foram arrecadados 300 frascos de vidro com tampa plástica, doados ao Banco de Leite Humano de Jundiaí.

Conheça mais
As duas instituições fazem parte do cadastro do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA) e são mantidas pelo apoio de pessoas físicas e jurídicas ou do poder público.

A Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida foi criada em 1982 e recebe crianças encaminhadas pelo Poder Judiciário e Conselho Tutelar enquanto aguardam encaminhamento futuro. Oferece alimentação, vestuário, cuidados básicos, médicos e sociais.

A Comunidade Casa de Nazaré foi criada em 2002 e é um abrigo para crianças e adolescentes com prioridade para a recuperação da família e que usa a destituição e a adoção como recursos finais, também atendendo a encaminhamentos do Judiciário. Mas tem casos em que moradores chegam à maioridade e são encaminhados para uma vida autônoma.

No caso do Banco de Leite Humano de Jundiaí, ligado ao Hospital Universitário e Secretaria de Saúde, as voluntárias de doação de leite materno podem fazer contato na sede da rua Henrique Andrés, 547, Vila Municipal, ou pelos telefones (11) 4521 7244 e 0800-178155. Funciona de segunda a sábado, das 7h às 13h.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/06/mobilizacao-leva-4-mil-fraldas-as-instituicoes-de-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original