Secretaria de Cultura amplia atuação nos bairros
Publicada em 06/09/2013 às 19:34Com grande adesão no Jardim Tarumã, o Núcleo de Cultura Cirandar atende, atualmente, 70 crianças, de 7 a 12 anos de idade, em duas aulas semanais no contraturno da aula regular. O projeto educativo, artístico e cultural oferece aulas gratuitas de música, artes cênicas e dança. Em razão dos resultados no bairro, a Secretaria de Cultura tem trabalhado para viabilizar projetos em outros bairros da cidade, que possam potencializar a cultura no bairro.
Mais
Arte & Movimento expõe no Maxi Shopping
Na quinta-feira (5), o secretário de Cultura, Tércio Marinho, e a diretora de Ação Comunitária, Eliane da Silva Pinto se reuniram com Zulmira Cantoni, coordenadora da Pastoral do Menor e João Batista dos Santos, pároco da Paróquia São José Operário, no bairro do Retiro, a convite do vereador Rafael Purgato, que também participou da reunião. O grupo conheceu o espaço utilizado pela pastoral e conversou sobre a possibilidade de firmar parcerias para a construção de projetos culturais no bairro.
“Atendemos em média 80 crianças, de 6 a 17 anos, de toda a região. Contamos com ajuda de voluntários e temos amplo espaço para receber outros projetos, já que a demanda no bairro é grande”, afirmou Zulmira.
A partir deste primeiro encontro, a diretoria de Ação Comunitária pretende se reunir com a equipe da Pastoral e demais profissionais para verificar as necessidades da comunidade. “Os projetos são construídos em parceria com os moradores, estimulando o fortalecimento da rede de trabalho, integrando diversos grupos e lideranças para o desenvolvimento da região”, explicou Eliane.
Segundo o secretário, os projetos visam potencializar a cultura nos bairros. Para isso, a administração busca parcerias com as comunidades. “A cultura é importante para o desenvolvimento das crianças. No local já há um trabalho iniciado e o grupo conta com amplo espaço para receber outras ações”.
Ação Comunitária
Além do Jardim Tarumã e do Retiro, a diretoria de Ação Comunitária está atuando em outros bairros para levar ações para potencializar a cultura nos bairros. “No Vista Alegre, estamos mobilizando a comunidade com apoio de outras secretarias, para o recebimento da praça PEC (Praça de Esporte e Cultura). O Jardim Novo Horizonte e o Tamoio também irão receber projetos”, conta Eliane.
A diretoria se reúne periodicamente com líderes comunitários e população para definir o que pode ser realizado e quais espaços já existentes podem ser utilizados.
Cirandar
O Núcleo de Cultura Cirandar é um projeto educativo, artístico e cultural, que oferece aulas gratuitas de música, artes cênicas e dança com base em atividades da cultura popular brasileira, por meio de cantigas, encenações e danças típicas. No Jardim Tarumã, 70 crianças, com idade de sete a 12 anos, participam de duas aulas semanais no contraturno das aulas regulares.
Por Flávia Alves
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí