Saúde reestrutura regionais da atenção básica
Publicada em 13/09/2013 às 16:39A atual rede de 37 unidades básicas de saúde está ganhando uma nova estrutura. Divididos em quatro grupos, a divisão conta com médicos atuando diretamente como gerentes regionais. O trabalho teve uma reunião realizada quinta-feira (12).
Mais
Saúde avança na redução total das filas de espera
Veja como fica a distribuição entre a rede de saúde
Uma das primeiras tarefas do grupo é ampliar o diálogo com os conselhos gestores e com os responsáveis por cada unidade, além de buscar, cada vez mais, melhorar as condições de trabalho e atendimento.
Os gerentes regionais são os médicos Severino Soares da Costa (Região 1), Ângela Molina Trajano de Moraes Costa (Região 2), Maria Cristina Marques Romano (Região 3) e Josyanne Rita de Arruda Franco (Região 4).
As unidades básicas de Jundiaí variam entre as unidades básicas de saúde (UBS) e as unidades de saúde da família (PSF), que por determinação do prefeito Pedro Bigardi estão sendo ampliadas de cinco para 30 equipes na cidade.
“Precisamos de uma estrutura mais eficiente para orientar as melhorias, trazer as demandas e até mesmo acompanhar projetos e obras de reformas, ampliações e novas sedes”, explicou o diretor de planejamento em saúde, Gerson Vilhena Pereira Filho.
Para a gerente regional Ângela Molina Costa, o papel dos médicos é levar uma visão que reforça a atuação dos gerentes locais, na maioria formada por enfermeiros.
“Estamos melhorando a atuação essencial dos médicos sem deixar de valorizar os demais profissionais da estrutura, que conta com diversas outras categorias”, comentou o secretário de Saúde, Cláudio Miranda. A reunião contou também com a diretora de atenção básica, Magda Ikeda.
Um outro mecanismo que pode auxiliar na detecção de problemas é o alerta gerado pelo novo controle de custos por unidade de atendimento, implementado pelo diretor financeiro da secretaria, Marino Mazzei Júnior.
Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original