Jundiaí defende sustentabilidade em encontro da AUJ

Publicada em 16/09/2013 às 16:20

Em sua atuação na 1ª Grande Conferência de Cidades Especiais da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), o prefeito Pedro Bigardi afirmou ser preciso cuidar do patrimônio que poucas regiões do Brasil possuem com as características da área formada por Jundiaí, Itupeva, Várzea Paulista, Cabreúva, Jarinu, Louveira e Campo Limpo Paulista.

Mais
Circuito das Frutas anuncia novos eventos

Mobilidade: Iniciativa de Jundiaí é aprovada na Aglomeração

O prefeito Pedro Bigardi durante a palestra no evento

O prefeito Pedro Bigardi durante a palestra no evento

“Por um lado, estamos colocados como uma das regiões mais ricas do País no desenvolvimento da indústria, do comércio, da logística e do transporte. Por outro lado temos um potencial ambiental importantíssimo em mananciais de água e áreas naturais”, destacou o prefeito, durante o evento realizado sábado (14). Bigardi disse ainda que o caminho a ser tomado é o do desenvolvimento sustentável.

Mais de 300 pessoas acompanharam a exposição do chefe do Executivo de Jundiaí no auditório do pavilhão branco do parque aquático Wet´n Wild, na rodovia dos Bandeirantes.

O prefeito também destacou a recém-criação do Gamesp (Gabinete Integrado de Segurança), confirmando o trabalho em conjunto entre as cidades da Aglomeração, também no sentido de ” discutir e buscar a criação do Samu e do transporte público regionais e um novo mecanismo em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano e a Emplasa (Empresa Estadual de Planejamento) de mapa para gestão físico-territorial. Isso vai permitir um Plano Diretor Regional, algo que seria inédito no País”, espera.

Palestras
O urbanista Jonas Rabinovitch, mais conhecido como coordenador do Fórum de Prefeitos da ONU (Organização das Nações Unidas), falou sobre como o primeiro século urbano da história do mundo coloca desafios não apenas para a integração entre cidades, mas também entre políticas públicas.

Já a diretora de produção habitacional do Ministério das Cidades, Maria do Carmo Avesani, falou sobre a importância da sustentabilidade (econômica, social, ambiental e urbana) de projetos do programa Minha Casa Minha Vida, que nem sempre é observada. Outro convidado foi o arquiteto Ruy Ohtake que, além do prestígio internacional, tem um trabalho de intervenções na favela de Heliópolis, em São Paulo, em parceria com líderes comunitários.

Novo olhar
O foco regional como uma nova forma de pensar a busca de alternativas para os desafios da Aglomeração Urbana de Jundiaí foi destacada no evento.

“Vim também para antecipar o anúncio da criação do Conselho Estadual das Cidades”, afirmou o representante da Secretaria Adjunta Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Umberto Parro, sobre a medida a ser oficializada na Conferência Estadual das Cidades entre 26 a 28 de setembro no Memorial da América Latina.

Na esfera municipal, Jundiaí já anunciou a mesma medida nas apresentações do Plano Plurianual 2014-2016.

Na conferência, especialistas como Jonas Rabinovitch e Maria do Carmo Avesani

Na conferência, especialistas como Jonas Rabinovitch e Maria do Carmo Avesani

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/16/jundiai-defende-sustentabilidade-da-auj/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original