Coral Pio X vai representar o Estado em Festival

Publicada em 17/09/2013 às 17:37

O Coral Jovem Pio X tem um desafio dos grandes pela frente: representar não apenas Jundiaí, mas todo o Estado de São Paulo no 20º Festival Internacional de Corais, que ocorre entre os dias 20 e 24 de novembro, em Criciúma (SC).

Mais
Encontro discute memória coletiva pelo patrimônio cultural

Xadrez: 7ª Etapa do Circuito Solidário bate recorde de inscritos

Concorrendo com corais de todo o País, o coro do Pio X soou mais alto, valendo à trupe uma das cobiçadas oito vagas do evento catarinense. Com o feito, o Pio X conquistou o direito de se apresentar no Teatro Municipal Elias Angeloni e percorrer outras cidades próximas a Criciúma para levar seu belo e tradicional canto cênico em uma miniturnê.

O coral vai representar Jundiaí no festival que reunirá corais de todo o País

O coral vai representar Jundiaí no festival que reunirá corais de todo o País

A boa nova foi confirmada via e-mail, enviado pela organização do Festival, no dia 10 de agosto. Desde então, além dos tradicionais ensaios que ocorrem às segundas e quintas-feiras, o grupo passou a se encontrar com ainda mais frequência para soltar a voz, agora, acompanhado de perto por preparadores vocais e cênicos.

“É canto cênico porque envolve música e atuação. Existem poucos corais assim no Brasil e talvez isso tenha sido um diferencial positivo na hora da escolha”, explica o maestro Otávio Piola, o homem que, desde 2011, comanda as 34 vozes do coro. Outro ativo que pode ter servido como fiel da balança, explica Otávio, é a juventude do grupo, “na faixa etária de 12 a 25 anos”.

Na bagagem, o Coral vai levar cinco músicas fixas, além de outras surpresas na manga. O repertório flui livremente pelo erudito e popular. “Um dos pontos altos é a canção ‘Viva La Vida’, do Coldplay, entoada por apenas quatro vozes mais o acompanhamento musical, além do pot-pourri com vários clássicos da banda inglesa Queen.”

Se depender do Coral Jovem Pio X, Jundiaí vai fazer bonito em Criciúma.

Parceria
O Pio X tem mais um caminho a percorrer: todos os custos envolvendo o transporte dessa galera são de responsabilidade do próprio Coral. “Como faremos outras apresentações nos arredores de Criciúma, o ideal seria um ônibus fretado, que ficasse à nossa disposição”, explica Otávio. Uma logística que vai custar – calcula o maestro – aproximadamente R$ 10 mil. A estada do Coral e toda a alimentação serão arcadas pela organização do evento.

“Buscamos por apoiadores, qualquer tipo de ajuda é bem-vinda. Também avaliamos a possibilidade de fazer eventos pagos na cidade para reverter a bilheteria à viagem”, conta o maestro, confiante e sem desafino.

Para quem quiser ajudar o Coral Jovem Pio X de alguma maneira, ou mesmo fazer um teste vocal e ingressar nesse time, o telefone é o 9 9714-1588.

Por Thiago Secco
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/17/coral-pio-x-vai-representar-o-estado-em-festival/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original