Encontro discute memória coletiva pelo patrimônio cultural

Publicada em 17/09/2013 às 10:05

Na terça-feira (17), a partir das 13h, continua a programação do 2º Encontro de Tecnologia e Cultura: Diálogos entre Tecnologia e Patrimônio Cultural, que começou nesta segunda-feira (16) e é promovido pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de Jundiaí), em parceria com a Secretaria de Cultura. O evento é gratuito e ocorre no auditório da Fatec, na Avenida União dos Ferroviários, nº1.760, no Centro.

Mais
‘Donana’ é atração na Semana do Idoso

O secretário Tércio Martinho participou da abertura do evento

O secretário Tércio Martinho participou da abertura do evento

“A aproximação da Secretaria de Cultura e da Fatec ocorre de forma natural. Esta relação deve ser ampliada para desenvolver parcerias em outras áreas, criando oportunidades para os alunos que encontram carência em vagas de trabalho na produção cultural e de eventos. A discussão para a revitalização do Complexo Fepasa também terá a participação da faculdade, assim como de toda a população”, afirmou o secretário de Cultura, Tércio Marinho, durante a abertura do evento.

Sueli de Bem, do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), falou sobre o patrimônio ambiental urbano. “Este patrimônio é difícil de ser estudado, mas seu restauro é importante para a preservação da memória coletiva que precisa ser atualizada e apropriada pela população, por meio da discussão e da identificação de seus patrimônios.”

Segundo ela, o patrimônio não significa o congelamento do progresso. “É possível e é preciso se desenvolver a partir do patrimônio. Se as pessoas não se identificam com o local onde vivem a memória e a história se perde”, conclui.

O diretor dos Museus, Jean Camoleze, participou da mesa que tratou do tema “Estudos sobre Patrimônio Imaterial: memórias da formação e da cultura do trabalho”. O diretor pesquisou e redigiu um artigo que trata da resistência operária dos trabalhadores da Companhia de Trens Paulistas em Jundiaí.

“Podemos contar uma importante fase da história de Jundiaí. A partir da criação do Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional de Jundiaí em 1935, iniciou-se a união entre ensino e trabalho que culminou com a formação de uma classe operária ativa, um fenômeno histórico para o momento.”

Encontro ocorre no auditório da Fatec

Encontro ocorre no auditório da Fatec

Programação

Terça-feira (17)

13h – Mesa 1: Patrimônio histórico, desenvolvimento cultural e urbano da cidade de Jundiaí

Professor Décio Luiz Pinheiro Pradella – diretor de Planejamento e Urbanismo de Jundiai / Faculdade de Arquitetura USF

Professora Ms. Creusa Aparecida Claudino – socióloga, membro do Conselho Internacional de Museus – ICOM e Educadora do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

Professor Dr. Samir Hernandes Gomes – Unesp – Bauru

14h30 – Intervalo

14h45 – Mesa 2: Novas Tecnologias no estudo e divulgação do patrimônio cultural

Professor Ms. Claudio Luiz Oliveira – Fatec Jundiaí

Professor Dr. Glauco Todesco – Fatec Itu

Professor Dr. Eduardo Romero de Oliveira – Unesp – Rosana

Professor Dr. Enrique Larive – Escuela de Arquitectura – Universidad de Sevilla, Espanha

Por Flávia Alves
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/17/encontro-na-fatec-discute-importancia-da-memoria-coletiva-atraves-do-patrimonio-cultural/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original