PAT facilita acesso de alunos do Pronatec

Publicada em 18/09/2013 às 17:46

Uma parceria entre o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e o Senac está possibilitando que os alunos inscritos no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) ampliem as chances de serem descobertos pelo mercado de trabalho – seja no primeiro emprego ou na busca por uma oportunidade melhor.

Mais
UBS Central discute preparativos para nova sede

Aparecida Gibrail, do PAT, com Daniela e Mariana, do Senac

Aparecida Gibrail, do PAT, com Daniela e Mariana, do Senac

A parceria consiste em levar uma equipe do PAT até os alunos, para ensinar como se cadastrar no programa Mais Empregos. “Esse trabalho contribui para potencializar os cursos, oportunizando aos alunos a rápida inclusão desses novos profissionais no banco de dados do site”, explica Aparecida Marcondes Gibrail, diretora do PAT.

Ela ressalta também que essa forma de atuação é muito produtiva, na medida em que os alunos, aprendendo a lidar com essas ferramentas, acabam estendendo os conhecimentos às pessoas da família. “Muitas vezes, eles ajudam em casa a fazer o cadastro de um familiar que também está aguardando uma oportunidade de emprego”, comenta.

O Pronatec é um programa do Governo Federal que qualifica pessoas a partir dos 16 anos para o mercado de trabalho. Os cursos são oferecidos conforme a demanda da região onde atende. No caso de Jundiaí, a expectativa é de atender, até o final de 2013, em torno de 800 pessoas. “Jundiaí é polo industrial e de logística, o que pontua a maioria dos cursos”, explica a professora Daniela Adami. Contudo, em função da descentralização desse trabalho, o Senac tem procurado atuar juntamente com as redes socioassistenciais presentes nos bairros, identificando as demandas por formação – seja com foco no emprego ou na geração de renda.

Padrão
Mariana Bueno, coordenadora dos cursos do Senac por meio do Pronatec, ressalta que nem todas as formações podem ser feitas fora da escola. Alguns, com um conteúdo técnico mais complexo, são realizados exclusivamente nas dependências do Senac, com todo o aparato de equipamentos e material de pesquisa. “Mas é importante destacar que todos eles, sem nenhuma exceção, obedecem ao mesmo padrão de qualidade da escola, sem nenhuma diferenciação com relação a alunos pagantes e bolsistas”, afirma a coordenadora.

A diretora do PAT lembra que a abrangência do cadastro é regional, alcançando um raio de 30 quilômetros em relação a Jundiaí. Dessa forma, é muito comum que haja uma oferta cruzada de mão de obra entre as cidades da nossa região. “São trabalhadores que vêm de Francisco Morato, por exemplo, com a facilidade do transporte barato oferecido pela ferrovia, da mesma maneira como muitos jundiaienses encontram colocação em empresas da região”, comenta Aparecida Gibrail.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) tem vagas abertas para diversas categorias. Os interessados devem comparecer à sede do PAT, que fica na rua Barão de Jundiaí, 1093, Centro das Artes, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Os candidatos devem levar RG, CPF, carteira de trabalho, PIS ou cartão do cidadão e saber o CEP da rua onde mora. No local também são feitos os processos de encaminhamento do seguro-desemprego e emissão de carteiras de trabalho.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/18/pat-facilita-acesso-de-alunos-do-pronatec/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original