UBS Caxambu discute projeto-piloto para idosos
Publicada em 20/09/2013 às 17:16Em reunião com o conselho gestor da unidade de saúde (UBS) Caxambu, o secretário Cláudio Miranda conheceu a proposta de um projeto de apoio a idosos (ou a seus cuidadores acima de 60 anos de idade) dentro da rede de atenção básica. O encontro tratou ainda de uma nova sala de grupos e também de cobranças pela implementação do ponto biométrico aos profissionais da saúde.
O encontro, organizado pelos conselheiros, contou com a presença de Rafael Maso, Ilcemar Fonseca, Agnelo Marques da Silva, Mingo Fontebasso e Maria Cecília Dulaniel Mingotti.
“Estamos muito próximos da questão dos idosos porque são muitos aqui na unidade e no bairro”, explicou a gerente da UBS Caxambu, Marilu Barreto Costa. A proposta, em parceria com voluntários, usa o método de grupos com encontros semanais.
O secretário Cláudio Miranda, da Saúde, confirmou aos presentes a possibilidade de investimento na nova sala de grupos, com recursos próprios, e disse que a tramitação do ponto eletrônico aos profissionais do setor está ocorrendo na Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun). Sobre o projeto-piloto, disse que o tema será discutido em parceria com a Coordenadoria Municipal do Idoso.
Próxima fase
Os participantes também ressaltaram a melhoria das filas que existiam nos mais diversos setores. Para o secretário, a próxima fase é melhorar o atendimento para quem faz os exames em jejum. “Na próxima contratação de empresa dessa área vamos negociar o fornecimento de chá e bolacha”, afirmou.
O grupo conversou também sobre a busca de um modelo informatizado que está previsto pela Secretaria de Saúde também no Plano Plurianual 2014-2017 que permita compartilhar o prontuário dos cadastrados entre médicos e unidades e possa agendar exames e consultas especializadas diretamente na consulta da unidade básica.
Por José Arnaldo de Oliveira
Por Cleber de Almeida
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original