Saúde promove capacitação sobre dengue para agentes comunitários
Publicada em 24/09/2013 às 13:34Um grupo disposto a “contaminar” os agentes comunitários de saúde na disseminação do combate à dengue tomou conta do auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí nesta segunda-feira (23), durante uma capacitação promovida pela Secretaria de Saúde.
Mais
Setembro Azul marca ‘inclusão’ dos surdos
De acordo com a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Paula Hebling Malpaga dos Santos, do setor de Atenção Básica, a iniciativa visa reforçar os preparativos para continuar o controle bem sucedido dessa doença na cidade.
As atividades são parte de um projeto local apoiado pelo Programa de Educação para o Trabalho (PET Dengue), do Ministério da Saúde, em uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Faculdade de Medicina de Jundiaí, que também participa dos trabalhos com estudantes de medicina e enfermagem.
“Essa parceria tem a duração de dois anos”, afirma o gerente do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, Carlos Ozahata, que integra o setor de Vigilância em Saúde. O diretor da área, José Trad Neto, acrescenta que os preparativos são essenciais para manter a performance do município.
No primeiro semestre, com 108 casos autóctones e outros 77 casos importados e sem nenhum óbito, Jundiaí ficou distante dos 24 municípios paulistas que decretaram estado de emergência com ondas epidêmicas.
Além do rastreamento epidemiológico, a Secretaria de Saúde utiliza técnicas de comunicação preventiva, como a peça de teatro apresentada aos participantes do evento nesta segunda-feira pela equipe de biólogos do setor de zoonoses.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio
-
31/10/2025
Parceria entre Prefeitura de Jundiaí e Hospital A.C. Camargo avança para aprimorar a rede oncológica do município -
28/10/2025
VISAM reforça importância das ações de vigilância ambiental e proteção à saúde pública -
18/10/2025
Outubro Rosa: Espaço Expressa recebe atividades especiais para as mulheres -
17/10/2025
Dia D de Multivacinação em Jundiaí: saiba quais as vacinas disponíveis e onde tomar
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



