Cultura protocola projeto para criação de Departamento de Patrimônio Histórico

Publicada em 27/09/2013 às 18:36

O secretário de Cultura, Tércio Marinho protocolou quarta-feira (25), na Câmara Municipal, projeto de lei que cria o Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, fundamental para o desenvolvimento da cidade, memória, preservação e restauro do patrimônio da cidade. O projeto será lido na próxima sessão ordinária, avaliado pelas comissões permanentes e, posteriormente, apreciado em Plenário pelos vereadores.

Mais
Museu estimula a leitura nas crianças

Tércio Marinho, secretário de Cultura: “Preservação da memória”

Tércio Marinho, secretário de Cultura: “Preservação da memória”

“Estamos cumprindo a legislação de maio de 2012, que determinou a criação do departamento, a fim de implementar políticas públicas de proteção aos bens imóveis e móveis do município. Tal decisão foi prevista no Plano Diretor e era para ter sido cumprida em novembro do ano passado”, explica Marinho.

O departamento deve ser formado por um diretor, um sociólogo, um arquiteto, um historiador, um procurador e dois assistentes administrativos. O diretor dos Museus, Jean Camoleze, considera de suma importância a criação deste departamento para a preservação do patrimônio, renovação urbana e revitalização de áreas.

“A preservação do patrimônio é uma responsabilidade coletiva, com potencial analítico para o entendimento e a transformação da vida social e cultural da cidade, contribuindo para a formação da identidade e o reconhecimento de sua importância histórica”, afirma.

Ainda segundo ele, a criação do departamento não se limita apenas ao cumprimento do Plano Diretor. “É um compromisso de uma gestão que cuida das pessoas e da cidade, com o intuito de constituir uma sociedade melhor para todos”, finaliza.

Por Flávia Alves
Fotos: arquivo – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/27/cultura-protocola-projeto-para-criacao-de-departamento-de-patrimonio-historico/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original