Prefeito prestigia Feira na Praça do Fórum

Publicada em 28/09/2013 às 18:37

Depois de 2 anos, a tradicional Feira do Artesanato do Centro voltou neste sábado (28) para seu antigo endereço, a praça do Fórum. O prefeito Pedro Bigardi e o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Bunholi, prestigiaram a inauguração do novo espaço. Para receber os artesãos, a praça passou por uma reforma e remodelação, com podas das árvores, reparos nos pisos e melhorias na iluminação.

Mais
Emoção marca abertura da Feira da Amizade 2013
Veja o álbum de fotos do evento

“Era uma de nossas metas de governo trazer a Feira do Artesanato para a Praça do Fórum e conseguimos. Esta praça tem mais espaço, é um local mais movimentado. A gente espera que todos possam se desenvolver”, destacou Pedro Bigardi.

O secretário de Agricultura e Abastecimento , Marcos Brunholi, visitou o evento com o prefeito Pedro Bigardi

O prefeito passou pelas barracas e conversou com todos os artesãos. “É muito importante este trabalho que a equipe da Secretaria de Agricultura está fazendo, valorizando nossos artesãos e promovendo o turismo na cidade”, elogiou.

O secretário Marcos Brunholi lembrou que a volta para a Praça do Fórum é uma reivindicação antiga dos artesãos, que agora fazem parte do Programa “Jundiaí Feito à Mão”. “A ideia é fazer com que a praça seja mais um ponto de encontro para o jundiaiense e também uma referência de turismo. Tudo dentro da proposta do governo de revitalizar o Centro da cidade.”

A diretora de Turismo, Marcela Moro, explicou que está é a primeira etapa da mudança. “Estamos com 12 barracas de venda de artesanato e 10 de alimentação. Mas a praça tem capacidade para 30 barracas só na parte do artesanato. Aos poucos vamos preenchendo estes espaços. Já temos um grupo de artesãos interessados em participar”, destacou Marcela. A partir de novembro a feira já deve contar com novos integrantes.

Artesão aprovaram a ideia; expectativa é de aumento nas vendas

As barracas vão comercializar artigos de pintura, crochê e tricô, bonecas de pano, lembrancinhas, bordados, bijuterias, flores feitas com meia de seda, entre outras técnicas artesanais.

A artesão Jandira Izidoro, que faz bonecas de pano, aprovou a mudança e diz que espera retomar o nível de vendas que perdeu nos últimos dois anos, quando a feira foi transferida para a praça do Largo São Bento.

“Estou há 12 anos nesta feira e quando tivemos de mudar o movimento caiu pela metade. Agora estamos sendo vistos com outros olhos. Estamos sendo valorizados e esta volta para cá, um pedido antigo deste grupo, mostra isso.”

A Feira do Artesanato do Centro será realizada sempre na primeira quinzena do mês, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Incentivo
A diretora Marcela lembra que o objetivo do “Jundiaí Feito à Mão” é fortalecer a produção artesanal, ampliar o número de pontos de venda, melhorar a qualidade do artesanato e incentivar a produção de souveniers alusivos à cidade.

“Fizemos um cadastro dos artesãos da cidade e temos oferecido cursos de capacitação e diversas opções de ponto de venda. Já promovemos feira de artesanato no Parque da Cidade, na Unip, no parque aquático, no Paço Municipal, em diversos eventos realizados na cidade, este mês estamos nas diversas festas das paróquias e estaremos na Feira da Amizade com 34 barracas”, enumera. “Temos também um ponto permanente de venda de souvenires no Centro de Informação Turística.”

Por Niza Souza
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/28/prefeito-prestigia-feira-na-praca-do-forum/