Começa a vacinação contra catapora

Publicada em 01/10/2013 às 19:17

A rede pública de saúde de Jundiaí iniciou nesta terça-feira (1) a vacinação de crianças contra a catapora ou varicela. As doses, oferecidas em número limitado para todas as unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (USF), são destinadas a crianças nascidas em 1º de junho de 2012 e que completem 15 meses de idade, já imunizadas anteriormente com a chamada vacina tríplice viral.

Mais
Seminário aborda a vida em moradia de idosos

Conheça a campanha Outubro Rosa

Vacinação de bebês fica mais completa com a nova alternativa

Vacinação de bebês fica mais completa com a nova alternativa

“Não se trata de campanha, mas de uma introdução gradativa dessa variedade no calendário vacinal”, explicou a gerente de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, Solange Nogueira Marquezin.

A chamada data de corte para a implementação da nova vacina foi definida pelo Ministério da Saúde. O objetivo é organizar a distribuição das doses de acordo com os registros de nascimento de cada município. A estratégia foi adotada diante de sinais recentes de riscos de crescimento de casos da doença no País.

Os pais e mães, entretanto, são tranquilizados pelo monitoramento realizado de forma permanente pela Secretaria de Saúde. O surgimento de diversos casos na mesma área aciona imediatamente as operações de bloqueio vacinal das demais crianças.

“Fizemos uma ronda de contatos nas 37 unidades de saúde da cidade no início da tarde e não tivemos nenhum problema ou reclamação por profissionais da saúde ou moradores”, acrescenta.

Redução
Com a inclusão da vacina no calendário como parte da tetraviral (que protege também contra sarampo, caxumba e rubéola), a expectativa é reduzir os casos de internação em todo o Brasil.

A distribuição das doses, ainda limitada às crianças calculadas pelos critérios da estratégia, será ampliada gradativamente em toda a rede. “É mais um elemento de cuidado com a saúde que vai chegar aos poucos na rotina da rede pública”, diz.

Rede de saúde vai implantar vacina de forma gradativa

Rede de saúde vai implantar vacina de forma gradativa

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/01/comeca-a-vacinacao-contra-catapora/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original