Guedes: um violonista na Biblioteca Municipal
Publicada em 01/10/2013 às 17:04Ele tem 70 anos, é simpático, fala calmamente e com propriedade. É Antonio Guedes, o violonista que se apresentou na Biblioteca Municipal Nelson Foot, no fim de semana. Na oportunidade, ele lançou o CD “Guedes toca Tárrega”, que foi possível graças ao apoio do Prêmio Estímulo de Cultura – um edital da Secretaria de Cultura de Jundiaí.
Mais
Na Biblioteca, bebês aprendem a gostar de historinhas
O violonista Guedes tocou e encantou, apresentando músicas que são resultado de um trabalho de anos de dedicação ao violão clássico. Vendo o pai tocar cavaquinho e violão num grupo de choro, tomou gosto pela música e se tornou uma figura de destaque para o violão brasileiro e para a educação musical jundiaiense.
Metalúrgico aposentado, além de se dedicar à música ele também fabrica os próprios violões. “Já construi 20, cada um com características diferentes. Para cada um a madeira é escolhida, trabalhada, para oferecer o melhor resultado final”, conta o músico, orgulhoso.
Guedes, como é conhecido por todos os alunos, estudou com grandes nomes do violão erudito, como Isaías Sávio e Abel Carlevaro. Ensinou grandes nomes do violão da atualidade, como os consagrados Luis Carlos Mantovani e Fábio Zanon, além de outros nomes que despontam no cenário da música como Daniel Motta, André Priedols e Eder Francisco.
DedicaçãoEnsinou também dezenas de anônimos que fazem da música um hobby ou profissão. Ele costuma dizer que: “Me dedica ao estudo do violão com a mesma presteza e excelência que acredito que devemos dedicar a tudo que nos propomos fazer. Meu ideal era me tornar professor de violão ao me aposentar. E eu conseguiu realizar isto”, completa
“Guedes toca Tárrega” é uma homenagem do violonista ao seu grande ídolo e inspirador de anos e anos de estudo. Francisco Tárrega foi um compositor espanhol, nascido em meados do século 19, e tornou-se uma das maiores influências não só na composição como na performance e no ensino do instrumento. É considerado o pai da escola moderna do violão.
Por Rosana Pagano
Foto: Divulgação
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original