Estudantes vão à 4ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil

Publicada em 02/10/2013 às 17:18

Pela primeira vez, uma escola da rede municipal de Jundiaí participa da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. A Emeb Prof. Pedro Clarismundo Fornari já havia participado do encontro regional, realizado em em Águas de Lindoia.

Mais
Na Biblioteca, bebês aprendem a gostar de historinhas

A Conferência é um processo democrático de diálogo e participação no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos, expõem diversos pontos de vista e, a partir dos debates, escolhem representantes que levam adiante as ideias definidas pela maioria.

A Emeb Pedro Clarismundo Fornari trabalhou com o tema “Rio Capivari: águas da nossa história”. A organização da conferência em nível escolar aconteceu sob a orientação da professora de biologia Telma Regina de Lima e da coordenadora pedagógica Flávia Regina R. de Oliveira. A escola está localizada próximo às nascentes do Rio Capivari e, há anos, desenvolve projetos que têm como objetivo fazer com que os alunos conheçam, valorizem e busquem transformações no seu espaço de vivência, que é o bairro Rio Acima.

O Rio Capivari é um dos três rios da Bacia do PCJ – Piracicaba, Capivari e Jundiaí -, uma das mais importantes do Estado de São Paulo, que sofre grande impacto pela pressão populacional e industrial. O trabalho desenvolvido na escola buscou criar e fortalecer um espaço de debate sobre questões sociais e ambientais que envolvem a comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo, além de transformar a escola em um espaço educador sustentável.

Das discussões realizadas na etapa escolar, a aluna Rebeca Chaves Silva, do 8º ano, foi eleita delegada e representou a escola na Conferência Regional. Essa etapa contou com a participação de 80 escolas, das quais foram selecionadas apenas nove: sete estaduais, uma particular e uma municipal, a Emeb Prof. Pedro Clarismundo Fornari.

Por Rosana Pagano


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/02/estudantes-participam-da-4a-conferencia-nacional-infanto-juvenil/
Leia mais sobre