Hospital Universitário comemora 10 anos
Publicada em 02/10/2013 às 18:39Principal referência em atendimento materno-infantil para a região de Jundiaí, o Hospital Universitário (HU) completa uma década de trabalho nesta quinta-feira (3) como um dos hospitais públicos mantidos pela Prefeitura de Jundiaí e com perspectivas de ampliação de investimentos.
Conheça a Campanha Outubro Rosa
“É um orgulho para a nossa cidade contarmos com um hospital como esse. Diversos prêmios de qualidade já foram conquistados e não fica devendo nada aos congêneres dos grandes centros urbanos”, afirmou o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.
Ligado à Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), o hospital foi inaugurado em 3 de outubro de 2003 e atende casos de pediatria, ginecologia e obstetrícia das cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Louveira, Várzea Paulista, Cabreúva e Jarinu) e mais Itatiba e Morungaba.Somente os partos realizados no hospital alcançam a média de 200 bebês por mês.
Outro fator relevante da instituição é o uso das instalações para a realização de cirurgias de baixa complexidade a partir de 2007. Neste ano, no formato de mutirão, foram valorizadas pela Secretaria de Saúde em um teste inicial aos sábados, entre 4 de maio e 1º de junho. Com os resultados positivos, a iniciativa foi ampliada para os finais de tarde dos dias de semana a partir de 8 de junho.
A medida permitiu a realização de 100 cirurgias eletivas (como de varizes ou hérnia inguinal) mensais. A fila de espera encontrada no início do ano era de 1,5 mil pessoas.
“Estamos trabalhando agora em um novo convênio entre a Prefeitura e a FMJ para garantir boas condições de funcionamento ao hospital, que tem uma função importante na meta de avanços na redução de mortalidade infantil deste governo”, comentou Miranda.
A solenidade comemorativa dos 10 anos do hospital vai acontecer às 9h, no auditório da instituição localizada no Jardim Messina, com homenagem a funcionários que trabalham no projeto desde o início.
O diretor e o vice-diretor da FMJ, Itibagi Machado e Edmir Américo Lourenço, acumulam a superintendência e a direção clínica do hospital. A direção administrativa é exercida por Matheus Gomes.
Estrutura
O hospital conta com 123 leitos, pronto socorro infantil e de ginecologia e obstetrícia, centro cirúrgico, ala de internação pediátrica, maternidade, clínica médica e cirúrgica, serviços de diagnósticos e exames clínicos e unidades de terapia intensiva (UTI).
Conta ainda com diversos espaços complementares como brinquedoteca e voluntariado, no conceito de humanização da saúde que também será tema de palestra no dia 16 de outubro na FMJ.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original