Nicolino de Lucca/60 anos: As histórias de Cergoli
Publicada em 09/10/2013 às 19:14Aos 85 anos, Benedicto Cergoli relembra histórias do Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, que completou 60 anos, no dia 4 de outubro. Nascido em Jundiaí, o alfaiate mora até hoje no bairro do Anhangabaú, perto do Bolão, onde foi atleta do tênis, diretor da modalidade de 1960 até 1969, e presidente da Comissão Central do Esporte (o que corresponde hoje à Secretaria de Esportes) por quatro anos a partir de 1969.
Mais
Ernestinho e um jogo inesquecível
As primeiras pedaladas de Israel Bernardi
Veja o álbum de fotos do Bolão 
Todas as reportagens do Especial 
Nicolino de Lucca/60 anos: Ponce de Leon recebe homenagem
“A construção do Bolão foi uma ideia heroica do Vasco Antônio Venchiarutti (arquiteto) e do prefeito Luiz Latorre. Lembro do dia da inauguração, foi uma festa muito bonita. Mas o que mais me emocionou foi antes da inauguração, quando tiraram a sustentação do ginásio. Todo mundo pensou que iria cair, mas ele ficou em pé. A repercussão foi grande na época”, disse.
Cergoli relembra de atletas revelados no local. “Sem dúvida, o Nelson Prudêncio (duas vezes medalhista olímpico no salto triplo – prata nos Jogos da Cidade do México/1968 e bronze em Munique/1972) foi a maior figura que surgiu no Complexo. Ele era dedicado aos treinos e uma grande pessoa. O atletismo daqui era muito forte e deve muito ao Leoneto Carletti, técnico da equipe.”
Ligado ao tênis, Cergoli lembra que o vestiário ao lado das quadras foi construído com ajuda da população. “A Prefeitura cedeu a mão de obra e os tenistas deram o material. Era outra época, todo mundo se dedicava por paixão ao esporte. Não se falava em pagar para contratar alguém”, explicou, e continuou. “Eu jogava tênis, mas só campeonatos em Jundiaí.”
Da sua época como presidente da Comissão Central do Esporte, ele relembra de um evento marcante. “Não me recordo a data certa, mas Jundiaí sediou a final do Campeonato Estudantil do Estado de São Paulo. Veio muita gente e usamos o Parque Antonio Carbonari como alojamentos dos atletas, o exército colaborou com o transporte.”
Atualmente, Benedicto Cergoli ainda frequenta o Bolão. “Vou sempre passear, relembrar os bons momentos. Me sinto bem lá.”
Por Fábio Frattini Manzini
Fotos: Paulo Grégio
- 
				 30/10/2025 
				
					 Time Jundiaí encerra participação nos Jogos da Melhor Idade com 5 medalhas, sendo duas de ouro Time Jundiaí encerra participação nos Jogos da Melhor Idade com 5 medalhas, sendo duas de ouro
- 
				 27/10/2025 
				
					 Dupla de tênis de campo do Time Jundiaí fatura medalha de prata nos Jogos da Melhor Idade (JOMI) Dupla de tênis de campo do Time Jundiaí fatura medalha de prata nos Jogos da Melhor Idade (JOMI)
- 
				 26/10/2025 
				
					 Com apoio da Prefeitura, Kids Run movimenta o Bolão e incentiva prática esportiva entre crianças Com apoio da Prefeitura, Kids Run movimenta o Bolão e incentiva prática esportiva entre crianças
- 
				 26/10/2025 
				
					 Time Jundiaí fatura dois ouros e uma prata nos primeiros dias da fase estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) Time Jundiaí fatura dois ouros e uma prata nos primeiros dias da fase estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



