Um histórico de conquistas na rede de ensino

Publicada em 14/10/2013 às 18:37

“A qualidade da nossa educação se deve aos bons profissionais”. A frase é do professor Durval Orlato, secretário de Educação e vice-prefeito de Jundiaí, ao comentar sobre o Dia do Professor, cuja comemoração se dá no dia 15 de outubro. E ele aproveita a data, também, para fazer um balanço da educação em Jundiaí, cujo sucesso ele atribui ao trabalho de equipe. “Não posso parabenizar em um único dia o que eles fazem o ano todo. Seria econômico demais”, brinca.

Mais
Prefeito assina mais de R$ 2 milhões em recursos para Jundiaí

Profissionais da Educação zelam pelo futuro de Jundiaí: orgulho

Profissionais da Educação zelam pelo futuro de Jundiaí: orgulho

Elogios à parte, não há como não enxergar a importância dos professores da rede municipal, responsáveis pelos primeiros passos das crianças rumo ao conhecimento. Em Jundiaí, são 2,1 mil professores, mais da metade dos funcionários da Secretaria de Educação.

Para o próximo ano, como anuncia o secretário Durval Orlato, dentro da reorganização do ensino serão contratados mais 120, para as disciplinas de Arte, Educação Física e Inglês. “Essas contratações vão contribuir para a implementação da lei do 1/3 extra classe, benefício anunciado no final do primeiro semestre a todos os nossos professores, a partir do próximo ano”, diz.

No momento em que Jundiaí cresce, a exemplo de outras cidades brasileiras, há necessidade de uma reordenação do setor, de maneira a atender satisfatoriamente toda a demanda por vagas. Durval explica que, assim que assumiu, detectou a inexistência de um planejamento estratégico de expansão urbana. “Para a educação, é importante saber para onde a cidade vai crescer, onde é que vai haver essa movimentação urbana”, comenta.

Hoje os futuros empreendimentos da cidade ajudam a manter um equilíbrio, assumindo compromissos de contrapartidas que, além da construção de novos espaços para a educação, contemplam também unidades de saúde.


Conquistas

Atualmente, o professor da rede tem contrato de 30 horas, das quais trabalha 25 horas com os alunos em sala de aula e em 5 horas faz capacitação e hora de estudo. Com a implantação de um terço extra classe, o professor continuará com 30 horas, mas vai trabalhar 20 com o aluno e as outras 10 horas, ou seja um terço, vai usar em três momentos – capacitação, hora de estudo e tempo livre. “O momento tempo livre é o reconhecimento de que o professor trabalha fora da sala de aula, corrigindo provas, trabalhos e preparando aulas”, explica o secretário.

Além das Emebs e creches, a Secretaria de Educação mantém outros programas, nos quais está expressa a preocupação com a qualidade e, dessa forma, recebendo da administração constantes investimentos.

Durval Orlato com os professores, durante capacitação em junho

Durval Orlato com os professores, durante capacitação em junho

Educação inclusiva
Existem 370 deficiências múltiplas cadastradas na rede municipal de Educação, entre deficientes auditivos, visuais e físicos, além de portadores de transtorno global do desenvolvimento. Para garantir a inclusão destes alunos, dando-lhes condições de igualdade com os demais, a Secretaria conta com o trabalho de 40 profissionais com especialização na área, além de um professor psicomotricista. Ao todo, 22 salas de aula oferecem atendimento educacional especializado.

CMEJA
O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos oferece, gratuitamente, oportunidade de estudo para jovens e adultos que, na idade regular, não tiveram acesso ou não deram continuidade aos Ensinos Fundamental e Médio. Os cursos ocorrem em sistema presencial e semipresencial. Em 2014, o CEMEJA deve contar também com um curso técnico de informática.

Centro de Línguas

Conhecer um outro idioma além do Português é quase uma obrigação, hoje em dia, para compor um bom currículo profissional. Mas, nem sempre o orçamento doméstico pode contemplar isso. Por isso, os cursos oferecidos gratuitamente pelo Centro de Línguas são sempre muito concorridos, durante todo o ano. Atualmente, são quatro idiomas: Inglês, Espanhol, Italiano e Francês. De acordo com o secretário Durval Orlato, a partir de 2014 entra na grade o curso de Libras, ou seja, linguagem de sinais.

Centro de Informática
Outro curso que atrai a atenção da população é o de informática, ministrado no Complexo Argos, atendendo a servidores municipais, estudantes, pais de alunos e pessoas em geral. Os cursos contam com quatro meses de duração a cada módulo. A gestão é da Educação e os professores e monitores, da Companhia de Informática de Jundiaí – Cijun.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/14/dia-do-professor-na-rede-municipal-um-historico-de-conquistas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original