Prefeitura zera fila de cirurgia cardíaca em Jundiaí

Publicada em 16/10/2013 às 21:42

A Prefeitura de Jundiaí divulgou nesta quarta-feira (16) a disponibilidade total de cirurgias cardíacas no Hospital São Vicente de Paulo. De acordo com o médico cardiologista Wagner Ligabó, que atua no local, a fila do setor está zerada.

Mais
Outubro Rosa dobra procura por mamografias

Outubro Rosa multiplica seus eventos em Jundiaí

“Estamos com a agenda completamente livre para novos atendimentos”, afirmou sobre o trabalho da equipe do setor no comunicado à coordenação da Secretaria da Saúde. E não são apenas as cirurgias que estão zeradas. As filas também sumiram de procedimentos como o cateterismo e outros da chamada hemodinâmica.

As cirurgias cardiológicas no Hospital São Vicente estão com fila zero

As cirurgias cardiológicas no Hospital São Vicente estão com fila zero

Para o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, a notícia é resultado do trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde pública. Ele lembrou que isso deve estimular ainda mais as atividades de prevenção.

“Vamos melhorar ainda mais evitando a necessidade da cirurgia. E isso vai acontecer com a ampliação da saúde da família que é nossa meta de governo, cuidando dos grupos como de hipertensos e diabéticos nas unidades de saúde e estimulando a busca de uma vida saudável”, explicou.

No campo do atendimento de urgência e emergência, alguns grandes equipamentos do setor de cardiologia do hospital foram reformados neste ano (com troca de componentes como ampolas). O trabalho é mantido por quatro médicos no centro cirúrgico e outros cinco no setor de hemodinâmica.

Campo prioritário
Os resultados confirmam os dados apontados pelo monitoramento da Secretaria de Saúde que mostra as doenças cardiovasculares como o maior grupo de atendimentos de urgência e emergência dos primeiros dez dias de outubro no pronto socorro adulto.

O secretário Cláudio Miranda destaca importância de ampliar trabalho preventivo

O secretário Cláudio Miranda destaca importância de ampliar trabalho preventivo

A liderança, nesse caso, é dada com 221 casos como infarto, hipertensão, acidente vascular cerebral, hemorragias, anginas e outras.

Em segundo lugar, com 141 casos, ficaram as doenças do aparelho digestivo (como a apendicite, o cálculo biliar, a cirrose hepática, as pancreatites e as chamadas diverticulites do estômago ou do intestino).

No total, foram atendidas 1.194 pessoas em dez dias, das quais 173 não tiveram seus problemas definidos nos registros de atendimento.

Informatização
De acordo com a Secretaria de Saúde, esse tipo de monitoramento reforça o plano de informatização de toda a rede e permite não apenas planejar melhor os recursos como também aprimorar a visão da saúde pública.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/16/prefeitura-zera-fila-de-cirurgia-cardiaca-em-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original