Outubro Rosa dobra procura por mamografias

Publicada em 15/10/2013 às 18:14

A campanha internacional de prevenção do câncer de mama do Outubro Rosa, que na cidade tem o ponto alto na caminhada marcada para este sábado (19), no Parque da Cidade, já provocou um salto de 50% na marcação de exames especiais de mamografia. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o número chegou a 2.478 até terça-feira (15).

Tudo sobre o Outubro Rosa em Jundiaí

Em setembro, a média desse período foi de 1.569 exames. E os pedidos na primeira metade de outubro também já ultrapassaram todos os atendimentos do mês anterior, que foram de 2.138. “É uma mobilização muito importante. Quando uma região ou País se torna mais desenvolvido, os casos de câncer de colo de útero diminuem e a preocupação passa a ser com o câncer de mama”, afirmou a médica Renata Guarise, do Ambulatório de Saúde da Mulher.

Equipe do Ambulatório de Saúde da Mulher coordena adesão da rede pública e comunidade

Equipe do Ambulatório de Saúde da Mulher coordena adesão da rede pública e comunidade

Além de poderem ser marcadas em toda a redes de unidades de saúde, as mamografias também podem ser agendadas no evento de sábado (19), que acontece entre 8h e 12h com diversas atrações.

A campanha está sendo marcada pela adaptação de luzes noturnas na tonalidade rosa em diversos espaços de Jundiaí. Depois do Paço Municipal, também a Câmara, o Teatro Polytheama, o Shopping Paineiras e a Associação Terapêutica de Estimulação da Linguagem Ateal) estão com sua iluminação especial relacionada ao tema. Nesta terça-feira (15), foi a vez do Museu da Companhia Paulista, no Complexo Fepasa.

“Nós fizemos uma adaptação e pintamos todas as portas do ambulatório de rosa. Isso interfere de forma positiva em nosso ambiente atual, onde atendemos também outros casos como a violência contra a mulher e outros problemas de saúde especificamente femininos”, comenta Ana Paula de Oliveira Moreira, assistente social do Ambulatório de Saúde da Mulher.

O ambulatório funciona dentro da área do Hospital Universitário (HU), no Jardim Messina, mas os exames são realizados pelas prestadoras de serviço Afip e Iconn – esta última também no próprio hospital. O agendamento pode ser feito nas próprias unidades de saúde do município.

Orientação total
A mamografia é indicada para as mulheres acima dos 40 anos (ou até mesmo antes dessa faixa) porque detecta nódulos mamários menores do que aqueles percebidos pelo toque.

Museu da Companhia Paulista usou balões rosa para marcar adesão

Museu da Companhia Paulista usou balões rosa para marcar adesão

E as mulheres em situação mais vulnerável contam no Ambulatório de Saúde da Mulher com todo o apoio de orientação sobre os direitos sociais nesse contexto, como o saque do Fundo de Garantia (FGTS), o benefício da prestação continuada (BPC), o auxílio-doença, o cartão especial de gratuidade no transporte coletivo de Jundiaí, o processo de fornecimento gratuito de próteses, a cirurgia plástica reparadora (caso seja necessária) e outros diretos como cartão de estacionamento especial, isenção de impostos e quitação de dívidas.

Homenagem
Na caminhada de sábado (19), também será realizado um minuto de silêncio em homenagem à enfermeira Maria Fernanda Correia de Lima, da Coordenação de Atenção Básica, que faleceu na semana anterior em decorrência de um acidente rodoviário. De acordo com os organizadores, a decisão foi tomada pelo entusiasmo que ela sempre demonstrou com as mobilizações conjuntas da rede pública de saúde em causas voltadas para a comunidade.

Uma mobilização já começa a ser confirmada por moradores de diversos bairros, que estarão presentes com grupos organizados pelas respectivas unidades de saúde.

Quando diagnosticado no início, o câncer de mama tem até 90% de chance de cura. Apesar disso, 12 mil mulheres morrem todos os ano em decorrência da doença no País. No ano passado, foram 52 mil mulheres diagnosticadas no Brasil com forte incidência no Estado de São Paulo.

Em Jundiaí, foram registrados 55 casos até setembro deste ano. Não há fila de espera para mamografias.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/15/outubro-rosa-dobra-procura-por-mamografias/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original